Solidariedade Vaticano apoia 132 projetos em 23 países da América Latina e do Caribe

Cidade do Vaticano, 25 jun 2021 (Ecclesia) – A Fundação ‘Populorum Progressio’ (Santa Sé) aprovou o financiamento de 132 projetos em 23 países da América Latina e do Caribe, num gesto da caridade do Papa e da solidariedade da Igreja.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Fundação ‘Populorum Progressio’ informa que o seu conselho de administração aprovou 104 projetos de desenvolvimento humano integral e 28 projetos de ajuda humanitária, através de programas de doação de alimentos.

“Atuar agora para o futuro”, é o propósito da fundação da Santa Sé que assinala que o programa alimentar “responde ao desejo” do Papa Francisco em envolver a instituição “no trabalho de ajudar as Igrejas locais, através Comissão COVID-19 do Vaticano”.

“Diante da magnitude das necessidades, todas estas ajudas pretendem ser um gesto da caridade do Papa e da solidariedade da Igreja, e um encorajamento e um apelo a todos os cristãos e pessoas de boa vontade”, acrescenta.

O apoio aos 132 projetos foi decidido na reunião anual do conselho de administração da Fundação ‘Populorum Progressio’, que se realizou nos dias 22 e 23 de junho, por via digital.

Segundo o comunicado, na sessão inicial, os bispos realizaram um “diálogo em chave da esperança”, procurando imaginar formas que “contribuam para transformar o apelo do Papa Francisco de ‘agir agora para o futuro’, mais do que fazer uma análise da “já conhecida difícil realidade que afeta o mundo, especialmente a América Latina e o Caribe devido à pandemia Covid-19”.

Foram destacados os múltiplos e variados gestos de caridade e solidariedade de pessoas e instituições, a revitalização das várias formas de voluntariado e participação dos jovens perante o apelo das necessidades sociais, o uso criativo dos meios virtuais e de comunicação em celebrações litúrgicas, educacionais, eventos informativos ou úteis.

“Vê-se claramente que, num continente predominantemente católico como a América Latina, a Igreja é chamada a fazer um forte apelo à esperança”, assinala.

O secretário do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), mons. Bruno-Marie Duffè, lembrou que em cada projeto existem “os pobres que sofrem e esperam” e o apelo de Cristo a viver a caridade”.

Para além do conselho de administração da Fundação ‘Populorum Progressio’, também participaram no encontro delegações das instituições que financiam estas iniciativas, nomeadamente a Conferência Episcopal Italiana, a Cross Catholic Outreach (EUA), Manos Unidas (Espanha).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top