Sínodo: Diocese de Leiria-Fátima disponibiliza email para reunir respostas a questionário sobre a família

D. António Marto pretende consulta o mais alargada possível na diocese

Leiria, 28 nov 2013 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Leiria-Fátima determinou que a reflexão preparatória para o Sínodo dos Bispos 2014, sobre “Desafios pastorais da família no contexto da evangelização”, seja realizada de forma mais alargada possível.

“Todas as pessoas ou grupos que queiram dar o seu contributo podem fazê-lo, enviando as suas respostas ao departamento de pastoral familiar”, determinou D. António Marto depois de ter indicado que “nas vigararias e nas paróquias cabe aos párocos promover essa reflexão e recolher os contributos”.

“O Departamento de Pastoral familiar deve promover a participação no âmbito do conselho diocesano da família e dos organismos comprometidos nessa mesma área”, acrescentou o prelado revela a informação divulgada pelo Gabinete de Informação e Comunicação (GIC) da Diocese de Leiria-Fátima.

A diocese disponibilizou o documento no seu site e o email pastoralfamiliarleiria@gmail.com para receber as respostas de quem quiser responder ao repto de D. António Marto.

As respostas ao inquérito devem ser enviadas até ao dia 15 de dezembro.

“Cabe depois ao diretor do Departamento da Pastoral Familiar, padre José Augusto Rodrigues, fazer a síntese que entregará a D. António Marto que fará a versão final para a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). É esta (CEP) quem recolhe os contributos de todo o país e os remete para Roma, para a secretaria-geral do Sínodo dos Bispos”, informou o padre Jorge Guarda, vigário geral da diocese, o processo de análise e encaminhamento das respostas que vão receber.

O Sínodo dos Bispos dedicado ao tema da família vai ter duas assembleias gerais, uma extraordinária em outubro de 2014 e outra ordinária em outubro de 2015.

O documento preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema ‘Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização’, foi divulgado pela Santa Sé no último dia 5 e está disponível desde então para leitura e download no site da ECCLESIA.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top