Semana Santa: Música tem «papel preponderante» nas celebrações (c/vídeo)

Diretor artístico do projeto «Ensemble São Tomás de Aquino» destaca serviço prestado à comunidade

Lisboa, 05 abr 2023 (Ecclesia) – O diretor artístico do projeto ‘Ensemble São Tomás de Aquino’ considera que a música “sempre esteve ao serviço” da Igreja, enquanto forma de acompanhar o rito litúrgico.

“Tanto no passado como no presente, a Semana Santa é constituída por ritos eucarísticos e a música tem um papel preponderante para ajudar a solenizar e sublinhar as celebrações”, disse à Agência ECCLESIA João Andrade Nunes.

Fora do âmbito celebrativo, a música tem também “a componente espiritual” que pode ajudar a vivenciar o espírito quaresmal rumo à Páscoa, tal “como reforçar essa vivência”, referiu.

Os acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição são invocados na Semana Santa e a música é “uma forma de dialogar” com o património religioso.

“Essa é uma das singularidades do projeto” da paróquia de São Tomás de Aquino, localizada na cidade de Lisboa, que pretende “transmitir e perpetuar um legado histórico musical”, salientou o diretor artístico do projeto «Ensemble São Tomás de Aquino» na entrevista ao Programa ECCLESIA, emitida hoje na RTP2.

Sem ignorar o património musical de séculos anteriores, João Andrade Nunes reconhece que no século XXI há espaço “para a criação de novas obras musicais, com formas plurais e estilos diversos”.

O ‘Ensemble São Tomás de Aquino’, que surgiu em 2015, acolhe as “novas criações musicais” e apresenta-as ao público.

“É possível um diálogo entre a participação da assembleia ativamente e também através da escuta”, acrescentou.

O projeto tem uma “dimensão comunitária”, mas tem tido também “uma expansão mais artística”.

Desde 2021, o ‘Ensemble São Tomás de Aquino’ lançou “um novo projeto musical”, disponibilizado através das plataformas digitais, para partilhar o trabalho realizado e potenciar “uma melhor vivência na Quaresma”, disse João Andrade Nunes.

Apresentado no dia 2 de abril, o projeto ‘Vou interpretar o meu enigma ao som da lira’ vai ser novamente apresentado na Quinta-Feira Santa, Sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa.

“Um projeto onde se apresenta composições escritas do passado e do presente, numa aliança entre música, liturgia e espiritualidade”, aponta o entrevistado.

O Ensemble tem também um novo projeto, ‘A música nos Salmos’, com várias apresentações ao longo do ano, numa iniciativa que pretende “viajar pela música europeia do século XVI ao século XVIII” através de uma das “maiores obras literárias”.

PR/LFS/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top