Semana «Laudato Si»: Universidade Católica Portuguesa reforçou aposta na sustentabilidade

Margarida Mano, vice-reitora da UCP, sublinha plano para os próximos cinco anos, inspirado na encíclica do Papa Francisco

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Lisboa, 21 mai 2021 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) assume uma preocupação “muito forte” com a questão da sustentabilidade e “abraça de forma muito clara” este valor, disse à Agência ECCLESIA Margarida Mano, vice-reitora da instituição.

“Assumimos a sustentabilidade como uma responsabilidade de ação e de fixar objetivos estratégicos que contribuam para um humanismo completo”, realçou a responsável.

A concretização destas preocupações torna a pessoa “mais completa” e a relação com a sociedade “mais articulada”, indicou Margarida Mano.

A UCP promoveu o Ano ‘Laudato Si’ na instituição, acolhendo assim o desafio lançado pelo Papa, em maio de 2020, no quinto aniversário da sua encíclica ecológica e social.

“Há uma integralidade ecológica” que deve ser assumida “não só individualmente e nos territórios académicos”, mas por identidade de cidadania, observou a vice-reitora.

O plano estratégico do ano ‘Laudato Si’ na UCP traduz “de forma mais clara e evidente a ideia de que a sustentabilidade tem de ser uma força de alinhamento de todos”.

Para os próximos cinco anos, o plano contempla “um conjunto de princípios traduzidos nas diferentes áreas do ensino”.

A ecologia integral “não é só uma aspiração”, mas algo concretizado em objetivos através do “caminho de ação”, apontou Margarida Mano.

As propostas passam por “dinâmicas à escala de cada um”, na comunidade académica, sempre com o objetivo de tornar o mundo “mais sustentável”.

A vice-reitor assume que a criação desta cultura “demora o seu tempo”, pelo que o processo obriga “a muita atenção e consistência”.

Até 25 de maio, a Igreja Católica vive um Ano ‘Laudato si’, por iniciativa do Papa Francisco, visando um compromisso público comum com a sustentabilidade total a partir da encíclica ecológica e social assinada pelo pontífice em 2015.

A entrevista a Margarida Mano integra a emissão do programa ‘70×7’, este domingo, na RTP2 (18h05).

HM/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top