Santarém: Bispo desafia novo diácono a atenção aos pobres

D. José Traquina presidiu à ordenação, na abertura da semana de oração pelas vocações

Diocese de Santarém

Santarém, 17 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo de Santarém presidiu este domingo à ordenação diaconal de João Ramalho, última etapa na sua preparação para o sacerdócio, e pediu que o novo diácono tenha sempre atenção aos pobres.

“Não podem ser esquecidos os pobres; como sabemos, foi em contexto de atendimento aos pobres que surgiu na Igreja de Jerusalém a instituição dos Diáconos”, disse D. José Traquina, na homilia da celebração.

O responsável diocesano sublinhou que a ordenação de um diácono não surge apenas como “uma opção de liberdade, mas por um encontro, um chamamento livre que pede uma resposta livre e responsável”.

“O diácono, ministro de Cristo para o Serviço, é aquele que reconhece a misericórdia e a graça de Deus na sua vida e, com humildade, se dispõe a responder e a servir a Deus dedicando-se ao seu Povo, sempre em comunhão com o Bispo e o seu Presbitério”, acrescentou.

A ordenação, no III Domingo da Páscoa, aconteceu no início da semana de oração pelas vocações.

“A graça do 1.º grau do sacramento da Ordem, acolhida na vivência do celibato consagrado, permite que te dediques a Deus e aos irmãos com uma especial alegria e uma acrescida identificação com Cristo”, disse o bispo de Santarém ao diácono João Ramalho.

A 55.ª Semana de Oração pelas Vocações, que decorre até 22 de abril, tem como tema ‘Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor’.

Igreja Católica em Portugal preparou um guião para a iniciativa que inclui a mensagem do Papa Francisco, uma proposta de rosário vocacional e ‘Lectio Divina’, uma vigília de oração e catequeses para crianças e para jovens.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top