Santarém: 47 Ministros da Comunhão da paróquia de Alcanede vão estar ao serviço nas celebrações da JMJ

Grupo preparado para viver um «momento único» 

Santarém, 01 ago 2023 (Ecclesia) – Alda Costa, ministra extraordinária da Comunhão na paróquia de Alcanede, Diocese de Santarém, vai estar nas celebrações em Lisboa, para esse “momento único” do seu ministério.

“É um momento único, uma chamada que temos para colocar ao serviço dos outros o que podemos dar, é momento que jamais conseguiria concretizar, ainda mais sendo este um serviço especial, assim o sentimos, até com um nó na garganta”, afirma a responsável pelo grupo, em declarações à Agência ECCLESIA.

O grupo de 47 ministros da comunhão vem dos 18 lugares que a paróquia tem, “uma vez que é dispersa ao nível territorial”.

“Uns vieram de comboio, outros em carros particulares, demos boleia uns aos outros, alguns estudaram em Lisboa e conhecemos bem a cidade, a operação tornou-se um sucesso, e já estamos todos aqui juntos na mesma zona, e já preparados”, conta Alda Costa antes de começar a missa de abertura da JMJ, no parque Eduardo VII.

O convite partiu do pároco, o padre Vicente, e os ministros da comunhão “disseram sim”, estando a maioria inscrita na missa de abertura e na missa do envio, do próximo dia 06 de agosto. 

“Alguns de nós ficam por Lisboa, outros regressam à diocese porque também são voluntários no centro de acolhimento de peregrinos de Santarém e voltam depois só no domingo”, refere.

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

SN

 

Partilhar:
Scroll to Top