Quando a escuta é lugar de construção do bem-comum, com Maria Helena da Bernarda – Emissão 18-05-2023

 

Há lugares comuns mais importantes do que o exterior que separa as pessoas. Maria Helena da Bernarda está certa que uma lágrima será sempre uma lágrima, que a alegria será alegre quando manifestada, não importa a educação, o contexto de vida, as dificuldades ou conquistas. É essa certeza – e o que a sua partilha provoca empaticamente – que a leva a abordar desconhecidos na rua e a contar as suas histórias.
Assim acontece desde novembro de 2018 na página «Nós nos outros», onde diariamente concretiza três paixões: as pessoas, a escrita e a fotografia.

«É nos sentimentos e nas emoções que encontramos a nossa vida; é só preciso aprender a lidar positivamente com as emoções do sofrimento. É ele que nos faz crescer, aprender e também compreender melhor quem sofre. Tenho a perfeita consciência que a tristeza e a alegria convivem, não são opostos, mas caminham lado a lado todos os dias da nossa vida. É isso que eu procuro.»

«O tempo é o bem mais precioso que temos. Durante muitos anos dediquei-me a ser muito responsável a gerir empresas. Mas isso deixava-me pouco tempo para o outro lado da minha vida, nomeadamente os meus filhos, a família e os meus pequenos prazeres, como tocar piano, pintar. Houve muita coisa que ficou para trás. Quando pus os pesos, achei que estava talvez na altura de mudar a minha vida. Tive de pensar várias vezes porque se ganha algumas coisas, perdem-se outras, mas não estou nada arrependida. Todos os dias recebo palavras de gratidão por histórias que escrevo. Chego sempre revigorada para casa e penso «Sou mais feliz por ter feito isto e deixei aquela pessoa também mais feliz»”».

«Vivemos num mundo agressivo, marcado pela incerteza no futuro, o stress – tudo isto é muito difícil e penso que cada vez mais a solidariedade é necessária. Não podemos exigir só dos políticos, ao Estado, às Instituições, mas de nós próprios temos de exigir atenção ao próximo».

Partilhar:
Scroll to Top