Publicações: Investigador Miguel Oliveira Panão desafia a gerir, gerar e aprofundar o tempo

Professor universitário lançou obra com «visão revolucionária» sobre o Tempo 3.0

Lisboa, 09 jan 2024 (Ecclesia) – O investigador e professor universitário Miguel Oliveira Panão publicou um livro em que propõe o “Tempo 3.0 – uma visão revolucionária da experiência mais transformativa do mundo”, lançando propostas de como gerar e aprofundar o tempo.

“A ideia do Tempo 3.0 é também atualizar a versão que temos de tempo que não esconde a cronologia, também não esconde as oportunidades, mas que se aprofunda e que se torna profundo”, afirmou o autor, em entrevista transmitida hoje no Programa Ecclesia, na RTP2.

De acordo com Miguel Oliveira Panão, o Tempo 1.0 corresponde ao período antes do relógio: “Vivíamos de acordo com as estações, com aquilo que a natureza nos oferecia, com as oportunidades”.

“Com o relógio alterou-se tudo”, diz o professor universitário, que realça que se começou a “fragmentar o tempo e a sincronizar”, considerando este um marco “importante”.

Explicando a visão que defende no livro, Miguel Panão apresenta o Tempo 3.0 “que vai procurar sintetizar o tempo oportuno 1.0 com o tempo cronológico 2.0”, permitindo “atualizar a experiência e dar-lhe um sentido mais epocal”.

Segundo o entrevistado “gerar tempo é simples”, sendo este um processo que depende da atenção.

“Ao gerirmos a atenção, nós geramos transformação em nós. E quanto mais transformação geramos em nós e mais mudarmos, então mais tempo geramos”, sustenta.

Miguel Panão nega que o ser humano tenha uma atitude de domínio perante o tempo, defendendo que tem apenas sobre as escolhas que toma, que afetam a forma como cada um experimenta o tempo.

“Algumas das artes e propostas que faço no livro é para nos ajudar precisamente a isso. A olhar para as nossas experiências do quotidiano e que elas nos deem uma perceção experiencial do tempo que traz mais valor à nossa vida”, destaca, elencando o mindfulness e a lifefulness como exemplos.

Questionado sobre uma pista de como gerir bem o tempo, o autor respondeu com um das propostas presentes no livro: “Quem não para uma vez por dia, para um dia de vez”.

A obra “Tempo 3.0 – Uma Visão Revolucionária da Experiência Mais Transformativa do Mundo”, foi lançada em dezembro de 2023 e através dela Miguel Panão elabora uma visão epocal que sintetiza a necessidade de gerir o tempo, à possibilidade de o gerar, revelando a faceta profunda e esquecida do tempo-profundo que permite atualizar a perceção experiencial para o Tempo 3.0.

Dia Mundial da Paz: Inteligência artificial é «ferramenta revolucionária», com papel no futuro da humanidade, assinala investigador Miguel Oliveira Panão

PR/LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top