Presidente francês recebido pelo Papa

Nicolas Sarkozy no Vaticano após polémicas em torno da expulsão de ciganos

Bento XVI recebeu hoje, 8 de Outubro, o presidente francês Nicolas Sarkozy, que se reuniu ainda com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

Ambas as partes afirmaram “a vontade recíproca de manter um diálogo permanente nos vários níveis institucionais e de continuar a colaborar de forma construtiva nas questões de interesse comuns”.

O encontro, que durou mais de meia hora, teve lugar após as polémicas que envolveram a expulsão de populações ciganas de França, com um apelo papal em favor da tolerância face às “legítimas diversidades humanas”.

Segundo comunicado oficial da Santa Sé, em cima da mesa estiveram “matérias da política internacional, como o processo de paz no Médio Oriente, a situação dos cristãos em muitos países e o alargamento da representatividade das regiões do mundo nas organizações multilaterais”.

Por outro lado, acrescenta a nota, foi “sublinhada a importância da dimensão ética e social das problemáticas económicas, na perspectiva proposta pela encíclica «Caritas in Veritate»”.

Tratou-se do terceiro encontro entre o Papa e Sarkozy, após uma reunião no Vaticano, em 2007, e a visita de Bento XVI a França, em 2008.

Sarkozy, cónego honorário de São João de Latrão, participou ainda numa oração “pela França”, na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal francês Jean-Louis Tauran.

Partilhar:
Scroll to Top