Portugal: Secretariado Nacional de Liturgia publicou «Nascemos da Páscoa» e «Dai-lhes vós de comer»

Fátima, 12 jun 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa, informa que publicou os livros ‘Nascemos da Páscoa’, com conferências do cónego Luís Manuel Pereira da Silva (1956-2020), e ‘Dai-lhes vós de comer’ do padre Mário Sousa.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o SNL explica que o livro ‘Nascemos da Páscoa’ apresenta conferências do cónego Luís Manuel Pereira da Silva (1956-2020), proferidas nos encontros nacionais de Pastoral Litúrgica, entre os anos de 1997 e 2018, em Fátima, e outros textos para “fixar por escrito o que muitos” escutaram.

“A linguagem dos textos apresentados é, na sua maioria, de tom coloquial. Esta realidade não diminui a qualidade teológica e litúrgica dos mesmos, razão que nos levou a optar por manter o estilo em que as conferências foram proferidas, uma vez que também no modo de se expressar encontramos a alma e o espírito que inflamava o cónego Luís Manuel e comunicava a todos os que o escutavam”, explicam os coordenadores da nova publicação.

“Era a capacidade de dizer os mistérios de Cristo com uma linguagem tão simples, que por vezes nos fazia estremecer”, acrescentam os padres Carlos Pinto e Ricardo Jacinto.

O cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa desde 1996, faleceu “devido a doença oncológica”, a 12 de junho de 2020; Nasceu a 2 de setembro de 1956.

Recentemente o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) publicou a tese de licenciatura do sacerdote do Patriarcado de Lisboa sobre o tema ‘Eucaristia e Igreja em Santo Ambrósio de Milão’.

O SNL destaca também a publicação do livro ‘Dai-lhes vós de comer’ que reúne alguns textos do padre Mário Sousa que foram publicados em diversas revistas.

“Uns são meditações bíblicas, outros, artigos de caráter científico, mas todos reveladores do fogo que a Palavra acende no coração de quem a aprofunda e nela redescobre continuamente a surpresa de Deus que se manifesta”, explica o sacerdote da Diocese do Algarve.

O padre Mário Sousa indica que os artigos, como é obrigatório, são reproduzidos “tal como foram publicados”, por isso, pede ao leitor que “não estranhe que um deles apareça em espanhol, nem que alguns citem ou apresentem ideias de outros”.

“O título escolhido – Dai-lhes vós de comer (Mc 6,37) – reflete a sua resposta pessoal a esta exortação intemporal de Jesus, como expressão do exercício do dom que lhe foi concedido há vinte e cinco anos e continua a distribuir, de muitos modos, àqueles que Deus vai colocando no seu caminho”, destaca o bispo do Algarve.

D. Manuel Quintas, no prefácio, assinala que se é “imprescindível distribuir a todos o ‘pão de cada dia’ também é verdade que “este convite obriga a distribuir o Pão da Palavra e da Eucaristia, como alimentos que dão conteúdo e sentido à vida, abrindo-a à dimensão da eternidade”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top