Portugal: Secretariado de Liturgia publicou um livro de cânticos para a Eucaristia, com música do padre Artur Oliveira

Fátima, 05 fev 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, publicou um novo livro de cânticos, com partituras, para a Eucaristia, intitulado ‘In Aeternum cantabo’, com música do padre Artur Oliveira.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo SNL, o padre Artur Oliveira explica que é “música litúrgica a abarcar os domingos, solenidades e festas do ano, na maioria com os textos consagrados no Missal e Lecionários”, na nota introdutória de ‘In Aeternum cantabo’.

“Uma boa e bela música litúrgica ajuda os fiéis a participar nos divinos mistérios de alma e coração, com os sentidos e os sentimentos, ajuda a compreender e interiorizar a mensagem da Boa Nova. A música chega onde não chegam as palavras, a pregação ou as conferências. Vai direta ao coração e à mente. Exprime o inefável”, assinala o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, na apresentação de ‘In Aeternum cantabo’.

Segundo o cardeal D. António Marto, o padre Artur Oliveira ao escolher para título da obra ‘Cantarei eternamente – as misericórdias (maravilhas) do Senhor’, “deixa ver a compreensão da música litúrgica que está presente nas suas composições” e deseja comunicar aos fiéis, particularmente aos cantores, segundo a orientação do Concílio Vaticano II, na Constituição sobre a Sagrada Liturgia.

O bispo de Leiria-Fátima felicita o autor de ‘In Aeternum cantabo’ pela “volumosa obra” que vai “enriquecer o património da música litúrgica” em Portugal, e espera que “ajude o povo de Deus a cantar, interiorizar, saborear e testemunhar a beleza da presença, da santidade e da misericórdia do Senhor no meio do seu povo, da comunhão fraterna e da alegria do Evangelho”.

O padre Artur Oliveira pertence ao presbitério da Diocese de Leiria Fátima, colabora com o SNL e, durante vários anos, capelão e maestro do coro do Santuário de Fátima

O novo livro ‘In Aeternum cantabo’ pode ser consultado no sítio online do Secretariado Nacional de Liturgia onde é anunciado um fim de semana de “portes grátis”, nas encomendas efetuadas e validades nos dias 6 e 7 de fevereiro, este sábado e domingo, “válido para Portugal”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top