Portugal: Secretariado de Liturgia publica livro sobre ressurreição de Jesus

Ricardo Luís Ramos Martins aborda «relatos do túmulo aberto e vazio nos Evangelhos Sinópticos»

Fátima, 01 fev 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia lança hoje o livro ‘Não está aqui. Foi ressuscitado! Os relatos do túmulo aberto e vazio nos Evangelhos Sinópticos’, de Ricardo Luís Ramos Martins, aluno do Seminário Maior Interdiocesano de São José (Braga).

“O sepulcro vazio é este lugar de onde brota a esperança. É um sinal eloquente da ressurreição, porque junto do sepulcro aberto e vazio, a Igreja contempla e espera a vida que nasce da morte do Salvador”, assinala o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, na apresentação da nova obra.

D. José Cordeiro realça que o fundamento “não é que Jesus morreu, mas tendo morrido e tendo sido sepultado, foi ressuscitado”.

O arcebispo eleito de Braga explica que do ponto de vista histórico é percetível que pouco depois da morte de Jesus, os seus discípulos se reuniram novamente “e proclamaram a ressurreição do Crucificado”.

“Neste sentido, o autor sugere-nos uma questão fundamental do que terá despoletado este novo começo: ‘Algo’ tão forte que vença este problema inicial”, desenvolve.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, o trabalho de investigação de Ricardo Martins apresenta um “itinerário exegético-teológico através das narrativas sinóticas acerca do túmulo vazio, tendo em conta o papel que desempenham no mistério pascal e na consequente fé no Ressuscitado”.

Ricardo Luís Ramos Martins é mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, centro regional de Braga; está no 6.º ano do Seminário Maior Interdiocesano de São José, em Braga, e de 2019 a 2021, foi vice-diretor da revista ‘Cenáculo’.

O autor do novo livro do Secretariado Nacional de Liturgia – ‘Não está aqui. Foi ressuscitado! Os relatos do túmulo aberto e vazio nos Evangelhos Sinópticos’ – é natural da Diocese de Bragança-Miranda, onde nasceu a 22 de junho de 1996, tendo frequentado a Escola Básica e Secundária de Mogadouro.

O Secretariado das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda informa que o livro se encontra em todas as livrarias religiosas nacionais, na diocese transmontana está disponível na Livraria/Casa de Paramentaria Santa Clara, e na Arquidiocese de Braga na ‘Nova livraria Diário do Minho’.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top