Portugal: Pax Christi propõe caminhada de Advento 2018 centrada em testemunhos de paz

«Veio anunciar a boa nova da paz» é o mote do itinerário que prepara o Natal

Lisboa, 30 nov 2018 (Ecclesia) – O movimento ‘Pax Christi’ Portugal preparou contributos para a celebração do Advento 2018, com textos de testemunhas de paz contemporâneas portuguesas, num itinerário para ser vivido e celebrado na paróquia, em família ou em grupo.

“Deixemo-nos interpelar pelas testemunhas de paz que nos instigam «a sair da mediocridade tranquila e anestesiadora», a deixar de ser espetadores e passar a ser protagonistas da História”, referem os promotores da iniciativa.

O Advento, que este ano começa a 2 de dezembro, é um período de quatro domingo que antecedem/preparam o Natal e ao longo das próximas semanas o Pax Christi Portugal sugere uma reflexão e caminhada inspirada em quatro personalidades portuguesas, com diversos momentos: ambientação, reflexão, gesto de paz, oração e bênção.

Aristides de Sousa Mendes (19 de julho de 1885 – 3 de abril de 1954) cônsul em Bordéus (França) durante a II Mundial é o primeiro exemplo; o movimento destaca depois a única mulher até a ter sido primeira-ministra em Portugal, Maria de Lurdes Pintasilgo (18 de janeiro de 1930 – 10 de julho de 2004)e que fez parte da Pax Christi Portugal.

Para os dois últimos domingos do Advento foram escolhidos, respetivamente, D. Manuel Martins (20 de janeiro de 1927-24 de setembro de 2017), bispo da Diocese de Setúbal e o primeiro presidente da secção portuguesa da Pax Christi; e D. António Ferreira Gomes (10 de maio de 1906-13 de abril de 1989), bispo do Porto. que foi forçado ao exílio durante o Estado Novo.

O movimento católico lembra que no dia 11 de novembro se assinalou o centenário do fim da I Guerra Mundial (1914-1918), mas observa que o mundo parece “não ter aprendido a lição”.

“Apesar de já ter passado por duas Grandes Guerras, que fizeram milhões de vítimas, continua a apostar na guerra como meio legítimo para pôr fim aos conflitos”, alerta a ‘Pax Christi’.

O movimento católico internacional ao Serviço da Paz incentiva a que se leve “a paz ao mundo”.

“Testemunhemos a paz que tem a sua fonte em Deus, a paz que nos trouxe o Senhor Jesus!”, acrescenta no itinerário para o Advento 2018, que pode ser consultado no seu sítio na internet.

O Movimento Pax Christi foi fundado em França, no pós II Guerra Mundial, com o propósito de apelar à reconciliação e à paz entre os países envolvidos e iniciou atividades em Portugal na década de 80.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top