Portugal: Ministra da Saúde encerra Encontro Nacional da Associação dos Médicos Católicos

Ana Paula Martins vai marcar presença na iniciativa com o tema “De Hipócrates ao Chat GPT – O que muda e que perdura?”, no próximo sábado

Lisboa, 28 nov 2024 (Ecclesia) – A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai participar no encerramento do Encontro Nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP), que se realiza no próximo sábado, informou hoje este organismo.

A governante vai entregar o Prémio Dignitas Personae ao médico infeciologista, professor catedrático e investigador António Sarmento, às 17h00, no Auditório do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.

O premiado é professor catedrático convidado e regente da unidade curricular de Doenças Infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), chefe de Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de S. João, no Porto, e membro do Conselho Científico da FMUP e do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Além disso, é também investigador principal do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, i3S, na Universidade do Porto, e associado da AMCP desde janeiro de 1980.

“Durante a pandemia de Covid-19 foi o primeiro vacinado em Portugal, a 27 de dezembro de 2020, tornando-se um dos rostos de sensibilização para a importância da vacinação contra a doença”, recorda a Associação dos Médicos Católicos Portugueses.

O Prémio Dignitas Personae foi instituído pela AMCP em 2021, com o objetivo de distinguir pessoas ou instituições que se tenham notabilizado na defesa da vida e na dignidade da pessoa humana.

Foto: Associação dos Médicos Católicos Portugueses

A Associação de Médicos Católicos Portugueses explica que a designação escolhida para o prémio, Dignitas Personae – dignidade da pessoa, tem origem no título da “Instrução Dignitas Personae sobre algumas questões de Bioética”, da Congregação para a Doutrina da Fé (2008).

A Federação Portuguesa pela Vida foi a primeira a ser distinguida com o Prémio Dignitas Personae, em outubro de 2021, que é um vaso de barro, da autoria de Constança Pinto Gonçalves, artista plástica portuguesa.

“A obra de arte é inspirada na II Carta de São Paulo aos Coríntios, para mostrar como a vida humana, frágil, humilde e moldada por Deus, contém na realidade um extraordinário tesouro”, indica a AMCP.

Para além de premiado, António Sarmento vai moderar a conferência do investigador e membro do Pontifício Comité para as Ciências Históricas/Vaticano, Henrique Leitão, sobre o tema “A Inteligência Artificial e a Inteligência Humana que a inventa”.

“De Hipócrates ao Chat GPT – O que muda e que perdura?” é o tema do Encontro Nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, que se inicia às 9h00, inclui sete sessões, e termina com uma Eucaristia na capela do hospital.

LJ/PR

Portugal: Médicos Católicos refletem sobre inteligência artificial em encontro nacional

Partilhar:
Scroll to Top