Portugal: Diretora da OCPM destaca «dedicação» de D. Daniel Henriques no serviço à Igreja

Eugénia Quaresma evoca falecido bispo, que acompanhava setor das migrações

D. Daniel Batalha (E), D. Edgar da Cunha (centro) e Eugénia Quaresma (D)
Foto: Agência ECCLESIA/OC

Lisboa, 04 nov 2022 (Ecclesia) – A diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), Eugénia Quaresma, recordou hoje a dedicação de D. Daniel Henriques, no seu serviço à Igreja, em particular neste setor da pastoral.

“Gostaria de realçar a sua dedicação, o serviço, dar tudo, não permitindo que a doença o limitasse. Deu tudo até ao fim”, disse à Agência ECCLESIA.

O bispo auxiliar de Lisboa, que se encontrava internado numa unidade de Cuidados Paliativos, faleceu na última madrugada, aos 56 anos de idade, vítima de doença, informou o Patriarcado.

“O primeiro testemunho que D. Daniel me deu foi o da serenidade, perante os factos, em relação à doença. Humanamente custa-nos muito”, admite a diretora da OCPM.

O falecido bispo integrava a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, na qual assumia as áreas das migrações e apostolado do mar.

“Marcou-nos bastante, tocou as pessoas, não só quem já o conhecia, mas também que aprendeu a conhecê-lo. Missionários e comunidades ficaram tocadas pela sua presença”, relata Eugénia Quaresma.

A responsável recorda “a vontade de conhecer, de saber” do responsável católico, e a “confiança que depositou” no seu trabalho.

“Vai deixar saudades”, confessa.

Para a diretora da OCPM, D. Daniel Henriques trouxe para a sua missão episcopal as “caraterísticas” de pároco, no acompanhamento “incansável” das pessoas.

“As últimas reuniões que tivemos foram a pensar no futuro, como é que podemos dar nova vida a estas duas dimensões da pastoral da mobilidade [migrações e apostolado do mar]”, acrescenta.

Eugénia Quaresma recebeu a notícia na Suíça, onde vai acompanhar um retiro de jovens que vão fazer o Crisma.

“Uma das últimas ações públicas de D. Daniel foi a celebração do Crisma numa comunidade católica da Alemanha. Toda a diáspora está com ele”, conclui.

A partir das 18h00 desta sexta-feira, o corpo de D. Daniel Henriques será velado na Sé de Lisboa onde, “a seu pedido”, vai ser rezado o Terço, seguido de Ofício de Leitura, acrescenta a informação.

A Missa exequial vai ser celebrada este sábado, às 11h00, na Sé, presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, seguindo o corpo para a Igreja Paroquial de Santo Isidoro, onde chegará pelas 16h00, sendo sepultado no cemitério local.

SN/OC

Óbito: Faleceu D. Daniel Henriques, bispo auxiliar de Lisboa

Partilhar:
Scroll to Top