Porto: «Quando as pessoas se juntam e sonham juntas, acontece a beleza que aconteceu aqui hoje» – Padre Guilherme (c/fotos)

DJ participou na apresentação da nova imagem da Torre dos Clérigos num espetáculo de música eletrónica e vídeo mapping

Porto, 19 jul 2024 (Ecclesia) – O DJ Padre Guilherme participou no espetáculo de música eletrónica e vídeo mapping, no exterior da Torre dos Clérigos, no dia de apresentação da nova imagem, e destacou a “receção tão calorosa” e a “ousadia” e “criatividade” que geram “beleza”.

“Quando o Papa Francisco nos pede originalidade, esta é a prova de que somos capazes de fazer algo de diferente, de criar. Quando as pessoas se juntam e sonham juntas, acontece a beleza que aconteceu aqui hoje”, disse o sacerdote em declarações à Agência ECCLESIA

O padre Guilherme participou no evento “Torre para todos” de apresentação da nova imagem da Torre dos Clérigos que, entre as 21h00 e as 23h00, contou com um espetáculo de música eletrónica e vídeo mapping.

“Ver toda esta criatividade, toda esta ousadia e a ideia de me incluir é algo de especial”, afirmou o DJ.

O padre Guilherme afirmou, no fim da sua apresentação de música eletrónica, que incluiu mensagens do Papa Francisco e do Papa São João Paulo II, um hino dos escuteiros e frases de duas encíclicas que recebeu o convite “com um sentimento de gratidão muito grande”, destacando que “é  uma oportunidade muito grande fazer parte deste evento”.

“Não é normal acontecer! E a primeira coisa que que temos de fazer é agradecer”, afirmou.

O sacerdote afirma que “procurar transmitir não apenas alegria a quem está no público”, mas comunicar Cristo que “dá sentido à vida”.

“Ao olhar para eles, sentir que no meios desta multidão estariam até muitos que não seriam católicos, de outra religião ou sem religião, mas todos ali a dançar… A música cria isto! É possível em qualquer lado falar de Cristo”, sublinhou.

O DJ Padre Guilherme disse que é importante escolher a “linguagem certa” para transmitir Cristo em todo o lado, “porque ele está em todo o lado”.

“É possível transmitir Cristo através de tudo porque ele está em todo o lado…

Se queremos transmitir Cristo através da música, temos de perceber o contexto onde estamos: se é um espetáculo de música eletrónica, temos de o construir à volta da mensagem, numa linguagem atual, contemporânea, própria para chegar a contextos de música eletrónica”, apontou.

O padre Guilherme valorizou a criatividade da Igreja Católica através da arte, ao longo da sua História, afirmando que hoje também tem de “ser pioneira” e “criativa”, como foi no passado

“Sem ousadia, sem vontade de dar asas à criatividade, como é que podemos estar no mundo?”, questionou.

Em declarações à Agência ECCLESIA após a apresentação da música eletrónica que criou para a ocasião, o padre Guilherme valorizou a oportunidade de poder comunicar “de uma forma completamente diferente do habitual”.

“Ainda estou sem palavras para dizer quão grato estou por estar aqui e, através da música, poder comunicar de uma forma completamente diferente do habitual”, concluiu.

O espetáculo de música eletrónica e vídeo mapping encerrou o dia em que foi apresentada a nova imagem da Torre dos Clérigos e assinado um protocolo entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Irmandade dos Clérigos tendo em ordem a uma intervenção na coberturas e fachadas exteriores da Igreja e da Torre dos Clérigos.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top