Porto: D. Manuel Linda abençoou motociclos e capacetes das forças de segurança e de socorro

Bispo diocesano pede «condições de trabalho e instalações condignas» para estes profissionais

Porto, 03 mai 2024 (Ecclesia) – O bispo do Porto abençoou hoje, na Catedral diocesana, os motociclos e capacetes das forças de segurança e de socorro, pedindo “condições de trabalho e instalações condignas” para estes profissionais.

“Espero que também a sociedade portuguesa lhes possa oferecer o que é mais indispensável: possibilidade de estabilidade para formarem família e criarem os filhos nos âmbitos a que estão mais ligados por afetividade ou história; condições de tempo para estarem com os vossos; reconhecimento social do vosso contributo para o bem comum; condições de trabalho e instalações condignas”, referiu D. Manuel Linda, na homilia da celebração.

A Eucaristia e bênção dos motociclos e capacetes reuniu membros da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Polícias Municipais, bem como elementos do INEM e da Cruz Vermelha Portuguesa.

Para o bispo do Porto, há uma associação entre “motos e uma ideia de liberdade”.

“Ainda há poucos dias, no 25 de Abril, celebrávamos com imenso júbilo a liberdade reconquistada e instituída. Os valores, porém, como o da liberdade e de tudo o que é precioso, correm riscos. Precisamos de os promover e defender”, indicou.

No exercício de um policiamento de proximidade, numa relação simpática com os cidadãos, na aplicação da lei, mas sempre com sentido humanizador, vocês constituem a defesa e a garantia dessa liberdade”.

O bispo do Porto sublinhou que “a segurança na estrada tem de começar por cada um dos condutores”, apelando ainda à confiança na proteção divina.

“Confiemos, portanto, uns nos outros. Mas confiemos também em Deus: Ele entra também nesta grande organização da vida. Desprezá-lo seria uma grande perda para cada um, individualmente, e a sociedade ficaria privada de uma das estruturas mais sólidas da sua coesão social”, apelou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top