Porto: «A nossa vida não se desfaz no encontro violento contra a pedra do sepulcro» – D. Manuel Linda

Bispo do Porto sublinha centralidade da fé na ressurreição

Foto: Voz Portucalense/Rui Saraiva

Porto, 09 abr 2023 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu, na última noite, à Vigília Pascal, na catedral diocesana, sublinhando a centralidade da ressurreição para a fé cristã.

“Para quem tem fé, a história da salvação é radicalmente diferente. Faz-nos ver que a nossa vida não se desfaz no encontro violento contra a pedra do sepulcro, mesmo que o pareça, mas, porque batizados e unidos ao Senhor, vamos ao encontro da ‘pedra viva’, que é Jesus”, afirmou D. Manuel Linda, numa homilia citada pela ‘Voz Portucalense’, jornal diocesano.

Na celebração central do calendário litúrgico católico, o responsável passou em revista os vários passos da Vigília, a partir das passagens bíblicas proclamadas.

“As leituras que escutamos começam por referir a criação, gesto amoroso de Deus que, a partir do não-existente cria o universo e a vida para que a pessoa humana tenha meios de sustento e um lugar belo para habitar. Depois, relatam-se dados que referem que Deus está sempre com a pessoa, para a salvar, não obstante o pecado e o afastamento. Por fim, abre-lhe a porta da eternidade feliz, removendo a grande pedra que a vedava e que parecia inamovível”, explicou.

O bispo do Porto sustentou que, sem o “dado da fé solidificado sobre a ressurreição do Senhor”, a história de Jesus seria uma narração de “tristeza” e “frustração”.

“Não percamos a memória viva de Jesus”, disse D. Manuel Linda, na conclusão da sua homilia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top