Portalegre-Castelo Branco: Diocese reafirma colaboração no «apuramento cabal da verdade» sobre abusos de menores

Conselho Presbiteral refletiu também sobre a JMJ Lisboa 2023, a formação do clero e a sua remuneração

Foto: Comissão de Gestão do Património Religioso – Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Portalegre, 12 out 2022 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral de Portalegre-Castelo referiu, em comunicado, que a diocese tem colaborado com a Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja em Portugal, com o objetivo de apurar a “verdade”.

“A diocese está disponível para colaborar com o apuramento cabal da verdade no que diz respeito aos Abusos de Menores que veementemente condena e censura”, lê-se na informação enviada à Agência ECCLESIA.

Esta terça-feira, em conferência de imprensa, a CI da Igreja Católica em Portugal revelou ter validado 424 testemunhos, desde janeiro; o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) renovou o seu pedido de perdão às vítimas de casos de abusos sexuais.

O Conselho Presbiteral da Diocese de Portalegre-Castelo reuniu-se esta terça-feira, no Seminário do Imaculado Coração de Maria (Portalegre), onde refletiu sobre a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“A participação dos nossos jovens nos dias da JMJ em Lisboa é o grande desígnio pastoral deste ano”, assinalam, sobre o encontro que se vai realizar de 1 a 6 de agosto de 2023.

Neste contexto, o bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, convidou a diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional para participar na reunião e falar sobre a preparação dos ‘Dias na Diocese’, a semana anterior à JMJ, que se vai realizar de 26 a 31 de julho do próximo ano.

A irmã Fernanda Luz adiantou que estão confirmadas “algumas centenas de jovens, sobretudo de dioceses francesas”, que ficarão distribuídas pelos cinco arciprestados da Diocese do Alto Alentejo.

O Conselho Presbiteral de Portalegre-Castelo Branco assinalou também a “necessidade de formação Contínua do Clero”, formação teológica, litúrgica, sociológica e psicológica, e para ano pastoral 2022/2023 já estão definidos os dias 23 e 24 de janeiro de 2023, que vão “valorizar a dimensão formativa” e favorecer “laços de comunhão” dos presbíteros.

Segundo o comunicado, este órgão de corresponsabilidade representativo de todo o presbitério diocesano congratulou-se com a “eleição dos Órgãos Sociais do Instituto Diocesano”, e refletiu sobre a “situação económica do clero”.

“Foi consensual que o atual nível remuneratório do clero não é consentâneo com as responsabilidades e trabalhos que lhes estão confiados”, explica, adiantando que IDC vai propor ao bispo de Portalegre-Castelo Branco “um valor de atualização salarial”, para entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 2023.

CB/OC

 

Portalegre-Castelo Branco: Diocese centra ano pastoral 2022/2023 na Jornada Mundial da Juventude

Partilhar:
Scroll to Top