Portalegre-Castelo Branco: Diocese promoveu encontro de Taizé «em comunhão» com o Sínodo da Juventude

D. Antonino Dias participou neste tempo de diálogo e de escuta com os mais novos

Foto Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações de Portalegre-Castelo Branco

Abrantes, 18 out 2018 (Ecclesia) – Mais de 100 jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco participaram neste mês de outubro num encontro de Taizé, com D. Antonino Dias e marcado pelo Sínodo dos Bispos que está a decorrer em Roma.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações destaca “um tempo de diálogo” e de “escuta” com os mais novos, em comunhão com o Papa Francisco”.

Além da presença do bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, esteve presente Joana Serôdio, que representou os jovens portugueses nos trabalhos de preparação do Sínodo em Roma.

Realce ainda para a participação de outras figuras e instituições empenhadas no campo juvenil, como Filipe Pires, animador do grupo de jovens “Estrela da Manhã”, Graça Sebastião, do Movimento dos Focolares, e Crisalda Gonçalves, do Corpo Nacional de Escutas.

“O diálogo foi muito interessante, mas aquela hora foi curta para tanto o que havia para conversar”, salienta o padre Nuno Miguel da Silva, diretor do Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações.

Em destaque esteve a apresentação dos resultados do inquérito que foi feito aos jovens, antes da assembleia de bispos em Roma.

Recorde-se que o Sínodo dos Bispos que se vai prolongar até dia 28 de outubro tem como tema ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

Ao longo desta atividade, os jovens da zona raiana tiveram oportunidade de rezar e refletir sobre “as suas raízes, as suas histórias de fé, a relação com Deus e o modo como usam essa relação”, a sua condição de cristãos, “esse dom” também “no dia-a-dia”.

A dada altura, o convite foi também partir pela cidade, “em pequenos grupos, para partilharem entre si o que tinham rezado e escutado”, pode ler-se.

No que toca à temática da vocação, os mais novos tiveram ocasião de escutar diversos testemunhos e experiências.

A vocação em vários contextos, na família, com o casal Marques de Abrantes; na vida religiosa, com a irmã Fernanda da Comunidade Salesiana da Chainça; e na vida sacerdotal, com o padre Daniel Almeida, da Sertã.

“Durante pouco mais de hora e meia, estes vocacionados desafiaram e despertaram os jovens para a realidade da vocação”, da importância de ter um “projeto de vida” e de buscar a “felicidade”, realça o padre Nuno Miguel da Silva.

O programa do evento (entre 12 e 14 de outubro) prosseguiu com uma celebração eucarística na igreja de São Vicente, presidida por D. Antonino Dias e terminou à noite com uma “vigília de oração pelos bons frutos dos trabalhos do Sínodo e pela Juventude”.

Nesta ocasião, os participantes tiveram oportunidade de rezar “em ação de graças pelos 10 anos da presença e missão de D. Antonino Dias na diocese de Portalegre-Castelo Branco”.

Um momento de agradecimento que foi estendido a todos os sacerdotes, às futuras vocações e também às famílias que acolheram com “generosidade” os jovens participantes, e lhes “proporcionaram um sentir familiar, em redor da mesa do jantar, na partilha do pão, mas principalmente na partilha da alegria cristão”, destaca a mesma nota.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top