Música: Bandas nacionais e internacionais fazem o cartaz do Festival Jota 2014

Sétima edição da iniciativa decorre nos dias 25 e 26 de julho, em Carvalhais, São Pedro do Sul

Lisboa, 23 jul 2014 (Ecclesia) – O diretor artístico do Festival Jota, padre Jorge Castela, afirmou que a edição deste ano, nos dias a 25 e 26 de julho, em Carvalhais, São Pedro do Sul, inclui diferentes estilos musicais e bandas nacionais e internacionais.

“Todos os anos tentamos fazer um cartaz com algum equilíbrio, com bandas que estão em progressão, com bandas que estão a nascer, sobretudo naquilo que se refere à música em Portugal”, explicou o padre Jorge Castela, à Agência Ecclesia.

A primeira banda a tocar no palco principal da 7ª edição do Festival Jota são os Godstones, da Paróquia da Amora, Diocese de Setúbal, que em 2013 venceram o espaço «Teu Palco» e neste momento estão a gravar o primeiro CD.

O ‘Teu Palco’ é um espaço que temos como proposta para aquelas bandas, para aqueles artistas que estão a começar e nem sequer pensaram em gravar mas gostam de compor”, informa o padre Jorge Castela.

Depois, no palco do Jota estará o padre Jason que traz dos Açores o seu primeiro álbum, e “a banda anfitriã”, a Banda Jota, que está ligada ao nascimento deste festival.

O Jota é um festival de música de inspiração cristã, por isso, e ainda no dia 25 de julho, o grupo evangélico “US – Unidos em Santidade“ animam o palco principal.

“Nós gostamos de abrir espaço ao ecumenismo, nem sempre sabemos se o conseguimos mas pelo menos neste aspeto temos o coração aberto”, sustenta.

O diretor artístico do Festival Jota conta que também procuram “grupos estrangeiros” para “dar outro colorido, outras expressões” aos concertos/animações.

Por isso, o primeiro dia do Festival termina com a “já muito conhecida” Irmã Glenda, com “muitos CD’S editados”, do Chile.

“Vem para um concerto intimista que ela quer chamar de adoração porque vai ser exposto o Santíssimo”, revela o padre Jorge Castela.

No dia 26, a música começa com o cantautor espanhol Ruben de Lis que também vai animar um concerto intimista, “sozinho com a guitarra espanhola, muito à sevilhana”, na igreja do recinto.

A noite deste sábado, abre com o DJ Videtta que também vai encerrar o palco principal, criando um ambiente de Cristoteca.

A primeira banda a atuar são os evangélicos Xpressioncross seguidos da Banda Missio, que editou este ano o primeiro CD e que em 2010 venceram o espaço revelação «Teu Palco».

A música continua com o grupo espanhol LVD – La Voz del Desierto, “uma banda rock constituída maioritariamente por sacerdotes”, são repetentes no Jota pela terceira vez e vêm apresentar o último trabalho.

“Eles fazem um trabalho muito interessante, como têm deixado boas marcas vêm outra vez marcar a sua presença. É a terceira vez que vêm ao Festival Jota”, desenvolve o sacerdote.

Na noite deste sábado, o último grupo a atuar no palco principal são os Crossbeam, uma banda rock de Inglaterra.

Segundo o diretor artístico do Jota, como festival de música de inspiração cristã, só aceitam e atuam bandas que venham “definitivamente com esta mensagem”.

“Nós queremos claramente que se fale do Senhor porque a proposta é esta. O Festival Jota só existe por causa de Cristo, por causa da fé”, afirmou o interlocutor.

A 7.ª edição do Festival Jota começa esta sexta-feira e termina no domingo na Paróquia de Carvalhais, em São Pedro do Sul, na Diocese de Viseu.

PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top