Música: ‘A BandAlegre’ propõe «Salvar o Natal» com uma canção (c/vídeo)

Grupo ligado à Congregação dos Irmãos Maristas inspirou-se em mensagens da Conferência Episcopal Portuguesa

Lisboa, 22 dez 2020 (Ecclesia) – ‘A BandAlegre’, grupo jovem ligado à Congregação dos Irmãos Maristas, compôs a canção ‘Salvar o Natal’, um contributo para partilhar paz e esperança e o “verdadeiro sentido do Natal”, inspirados na mensagem de Advento da Conferência Episcopal Portuguesa.

“A letra começa com tudo aquilo que talvez não possa acontecer este Natal que é habitual: Começa na limitação, na necessidade de haver menos pessoas, menos encontros, uma série de coisas que são canceladas. E depois vai fazendo essa transição ao verdadeiro sentido do Natal que podemos encontrar precisamente quando todas essas máscaras caem”, disse hoje o irmão Fábio Oliveira, em declarações à Agência ECCLESIA.

O religioso da Congregação dos Irmãos Maristas e vocalista d’‘A BandAlegre’ considera que o Natal se foi “enchendo” de coisas que “nem sempre ajuda a encontrar o verdadeiro sentido do Natal e o sentido da esperança”.

Neste contexto, destaca que no refrão da música ‘Salvar o Natal’ cantam que “Deus não se cansou de habitar o nosso mundo, é o que enche de esperança, é Ele que salva o Natal”; a segunda estrofe #explica o que Deus veio trazer ao mundo no Natal”.

O irmão Fábio Oliveira recorda que “nas últimas semanas, meses, falava-se muito nesta ideia de ‘salvar o Natal’” com diferentes medidas na política, nas organizações, e ‘A BandAlegre’ na sua reflexão também fizeram “um bocadinho esse caminho, desde a certeza inicial que não está nessas decisões salvar o Natal”.

As coisas são ao contrário: É o Natal que nos vem salvar e é com essa ideia que jogamos nesta canção”.

A canção ‘Salvar o Natal’ começou a ser pensada no início do Advento, inspirada na mensagem de Advento da CEP, e o irmão Fábio Oliveira explica que a resposta sobre salvar este tempo com uma música apareceu mais tarde com a mensagem de Natal da CEP que “fala da necessidade de gerar esperança e de gerar encanto e as canções podem ser uma forma de fazê-lo”.

“A música é sempre uma forma privilegiada de entrar em contacto com as emoções, em concreto de transmitir a esperança. Quando cantamos uma música juntos, além de sentirmo-nos unidos podemos alimentar-nos na esperança”, desenvolveu.

‘A BandAlegre’ também gravou um videoclip para ‘Salvar o Natal’, realizado pelo ‘Verbos de Deus’ – um projeto de vídeos de evangelização, que tem como “elemento de coesão um balão vermelho” que “vai circulando e procura representar a esperança do Natal, a boa notícia que nos pode encher de esperança”.

“São imagens de diferentes gestos de ternura, de proximidade, de viver criativamente o Natal, diferente na forma mas que se mantém no essencial do conteúdo. Aparecem jantares familiares, de vários encontros online, um dos elementos que marca este Natal, a imagem de um hospital, de uma médica que vai realizar a sua missão, dois amigos a fazer uma serenata à distância”, explica o irmão Fábio Oliveira.

Os protagonistas são os membros da banda, os jovens que participam no projeto ‘Verbos de Deus’ e “vários amigos, familiares, pessoas do movimento juvenil dos Maristas, a ‘MarCha’”.

A bandAlegre’ é um projeto musical que pretende “ajudar os jovens a descobrir a alegria do Evangelho” e, segundo o entrevistado que é vocalista e toca guitarra de acompanhamento, teve o início formal em 2015, quando participaram no concurso de novas bandas do Festival J, na edição realizada na Diocese do Algarve.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top