Médio Oriente: Papa apela à libertação de reféns e pede «soluções de paz»

Francisco deixa mensagem de solidariedade a mãe de jovem morto pelo Hamas

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 15 set 2024 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje à libertação dos reféns e ao fim do conflito entre Israel e Hamas.

“Rezo pelas vítimas e continuo a estar próximo de todas as famílias dos reféns. Que cesse o conflito na Palestina e em Israel, que cesse a violência, que cesse o ódio e que os reféns sejam libertados”, apelou, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.

Francisco pediu que “continuem as negociações”, para que se encontrem “soluções de paz”.

A intervenção evocou o jovem Hersh Goldman Pauling, de 23 anos, encontrado morto no início de setembro, com outros cinco reféns, em Gaza.

“Em novembro do ano passado encontrei-me com a sua mãe, Rachel, que me impressionou pela sua humanidade. Acompanho-a neste momento”, disse.

O conflito na Faixa de Gaza foi desencadeado por um ataque do Hamas em solo israelita, a 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1200 mortos e mais de duas centenas de reféns, vários dos quais ainda em poder do movimento islamita.

Em resposta, Israel encetou uma ofensiva no território palestiniano, que já matou mais de 41 mil pessoas, na maioria civis, de acordo com as autoridades locais controladas pelo Hamas.

Francisco convidou a rezar pelas vítimas das “guerras que ensanguentam o mundo”, como aconteceu na “martirizada Ucrânia, Myanmar, Médio Oriente”.

“Tantas vítimas inocentes. Penso nas mães que perderam filhos nas guerras, quantas vidas jovens ceifadas”, lamentou.

OC

Gaza: Papa pede fim da guerra e diz que conflito foi longe demais

 

Partilhar:
Scroll to Top