Media/Portugal: Confissões religiosas assinalam «contributo» do programa «A Fé dos Homens», há 25 anos na RTP

Responsáveis falam em oportunidade para «consolidar o diálogo» entre comunidades

Lisboa, 14 set 2022 (Ecclesia) – A Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em Portugal saudou hoje o 25.º aniversário do programa ‘A Fé dos Homens’, na RTP, sustentando que esta é uma oportunidade para “consolidar o diálogo entre confissões e comunidades”.

“Desde o primeiro dia, a 15 de setembro de 1997, este tempo de emissão tem-se consolidado como um espaço para conhecer as diferentes comunidades e tradições religiosas, fomentando o diálogo inter-religioso”, sublinha uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Os responsáveis indicam que, a forma como este tempo de emissão tem sido gerido, através da colaboração entre as diferentes confissões religiosas, “ilustra bem a cultura de cooperação e de respeito mútuo que coloca Portugal como uma referência a nível mundial”.

A possibilidade que as confissões religiosas têm de partilhar a sua história e divulgar a sua participação na construção da sociedade através do programa ‘A Fé dos Homens’, em emissão há 25 anos na RTP2, é um relevante contributo para este quadro de entendimento entre as religiões”.

O comunicado recorda as duas cerimónias inter-religiosas que marcaram as tomadas de posse do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em 2021 e 2016, para sublinhar que Portugal “tem sido reconhecido pela harmonia inter-religiosa no país”.

“Acreditamos que a celebração dos 25 anos do programa ‘A Fé dos Homens’ é uma ocasião para consolidar o diálogo entre confissões e comunidades religiosas, apostadas em contribuir para o conhecimento recíproco e para a valorização da dimensão religiosa como fundamental no tempo atual”, pode ler-se.

Foto: Arquivo

Os responsáveis da Comissão consideram que a experiência portuguesa no século XXI “contrasta com o padrão na generalidade das democracias ocidentais, marcadas por tensões e pela polarização entre diferentes comunidades religiosas”.

A Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas pode ser contactada através do endereço eletrónico CTECReligiosas@gmail.com.

O organismo tem como membros Paulo Rocha (Igreja Católica), coordenador; Sérgio Mota (Aliança Evangélica), secretário; Abdul Razac Seco (Comunidade Islâmica), Carlos Jalali (Comunidade Baha’i), Chirague Bhanji (Comunidade Hindu), David Botelho (Comunidade Judaica) e Ezequiel Duarte (Igreja Adventista).

A Lei de Liberdade Religiosa determina, no n.º 1 do art.º 25, que nos serviços públicos de televisão e de radiodifusão deve ser “garantido às Igrejas e demais comunidades religiosas inscritas, por si, através da respetiva organização representativa, ou conjuntamente, quando preferirem participar como se fossem uma única confissão, um tempo de emissão, fixado globalmente para todas, para prossecução dos seus fins religiosos”.

OC

Comunicações: Programa «A Fé dos Homens» é «ator principal» no diálogo inter-religioso em Portugal – Paulo Rocha

Partilhar:
Scroll to Top