Media/Eleições: AIC pede aos partidos para incluir «propostas de defesa da imprensa regional» nos programas das legislativas

Assembleia Geral da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã adiantou a proposta de uma visita a Roma nos 25 anos da organização

Assembleia Geral da AIIC

Fátima, 29 mar 2019 (Ecclesia) – O presidente da direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) disse hoje que vão estar “particularmente atentos” às propostas eleitorais dos partidos nas eleições legislativas para o setor da imprensa regional

“Vamos procurar sensibilizar os partidos para que incluam propostas de defesa da imprensa regional e local”, afirmou Paulo Ribeiro à Agência ECCLESIA após a Assembleia Geral da AIC, que decorreu hoje em Fátima.

O presidente da AIC referiu que durante o segundo ano de atividades do seu mandato, a direção vai “sensibilizar os CTT para a importância de uma expedição eficaz de jornais e revistas”, uma vez que muitos dos associados denunciaram a distribuição tardia dos seus títulos.

“A direção fez um inquérito junto dos associados e muitos estão descontentes com a atitude da empresa na distribuição de jornais e revistas”, afirmou.

De acordo com Paulo Ribeiro, os associados “apoiaram o reforço do papel que o operador CTT deve ter na qualidade da distribuição de jornais e revistas”.

“A direção vai continuar a lutar apara que a empresa privilegie a expedição postal dos órgãos de informação nos prazos previstos de acordo com a periodicidade de cada um deles”, garantiu.

Paulo Ribeiro referiu-se também à diretiva do Parlamento Europeu sobre direitos de autor e da cópia privada, esperando que, no prazo de dois anos, como está previsto, sejam “repercutidos nos produtores de conteúdos jornalísticos” os resultados das cobranças desses direitos.

No fim da Assembleia Geral da AIC, o presidente da direção disse ainda que está a ser avançada a possibilidade de promover uma deslocação ao Vaticano por ocasião dos 25 da AIC, também para “saber um pouco mais da realidade da imprensa italiana católica, que é muito forte”.

Paulo Ribeiro disse que o conhecimento da realidade italiana pode ajudar a “perceber de que forma é possível ter títulos sustentados no mercado com otimização face ao futuro”.

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, que representa cerca de 170 títulos, “um segmento muito importante da comunicação social portuguesa”, reuniu-se assembleia geral, no Consolata Hotel, em Fátima.

PR

Partilhar:
Scroll to Top