Madeira: Missão País chega à região pela primeira vez e envolve 33 jovens

Iniciativa decorre até 22 de fevereiro

Foto: Jornal da Madeira/Duarte Gomes

Funchal, Madeira, 18 fev 2021 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal recebe até 22 de fevereiro a primeira edição da ‘Missão País’ na Madeira, envolvendo um total de 33 jovens.

A iniciativa com jovens universitários católicos tem como chefes gerais Joana Freitas e João Pinto, na Universidade da Madeira.

“Está tudo a acontecer, é um sonho que está a ser concretizado, não só para nós chefes, na parte organizacional, mas para todos nós enquanto missionários”, explica Joana Freitas ao ‘Jornal da Madeira’, publicação diocesana.

João Pinto destaca a necessidade de adaptação do programa à pandemia, mas sublinha que, apesar das limitações, a Madeira é a única ‘Missão País’ com “atividades presenciais”, com os jovens a terem oportunidade de participar em Eucaristias, como aconteceu nesta Quarta-feira de Cinzas, na Sé do Funchal, junto do bispo diocesano.

Foto: Jornal da Madeira/Duarte Gomes

Os participantes entregaram a D. Nuno Brás, bispo do Funchal, um ‘Kit Missionário’, que inclui uma t-shirt com o tema “Porque Temes? Sou Eu!”, a cruz missionária e um livro de orações.

O responsável destacou que os jovens são “uma promessa de vida cristã”.

O padre Carlos Almada, assistente espiritual do Secretariado Diocesano de Pastoral Universitária, fala numa semana “muito rica, de serviço”.

‘Porque temes? Sou eu’ é o lema da ‘Missão País’ 2021, em Portugal; as propostas adaptadas à atual situação pandémica estão a envolver 63 missões, 504 chefes e dois mil missionários, desde o dia 17 de janeiro.

A iniciativa do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com o propósito de “inspirar gerações que vivam a fé Católica em Missão”, começou com 20 jovens missionários universitários em 2003.

Desde a sua criação já se realizaram mais de 154 missões, segundo dados da Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa.

OC/CB

Pastoral Universitária: Missão País 2021 acontece no ambiente familiar e quer continuar a contagiar o meio universitário

 

Partilhar:
Scroll to Top