Liturgia/Portugal: 30 pessoas estão «mais qualificadas» para o ministério da música sacra

Alunos participaram VI Curso Nacional de Música Litúrgica

Foto: Secretariado Nacional de Liturgia

Fátima, 02 set 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, assinala que 30 alunos, “na sua maioria jovens”, estão “mais qualificadas” para exercerem o ministério da música sacra, depois de participarem no VI Curso de Música Litúrgica.

“Com estas 30 pessoas agora mais qualificadas para exercerem o ministério da música sacra, a Igreja portuguesa fica mais rica”, destaca o SNL, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O VI Curso Nacional de Música Litúrgica terminou este domingo, realizou-se nas instalações da Domus Carmeli, em Fátima, de 22 a 29 de agosto, e os alunos viveram uma semana “intensiva de trabalho”, com aulas de revisões e prestação de provas dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Participaram 30 alunos, “na sua maioria jovens”, de várias dioceses portuguesas e uma da Missão Católica Portuguesa de Bern (Suíça), que realizam o teste ao Covid-19, no primeiro dia do o VI Curso Nacional de Música Litúrgica.

O diretor do curos, o padre António Cartageno, fez um “balanço bastante positivo” sublinhando a “evolução de muitos alunos” e agradeceu a quem contribuiu, direta ou indiretamente, para a realização e o “sucesso desta iniciativa”.

Na manhã do último dia desta formação, 29 de agosto, professores, alunos e “alguns familiares” participaram na Missa solene, na capela da Domus Carmeli, seguida da sessão de encerramento do curso onde foram entregues diplomas e certificados.

O padre António Cartageno, director do Serviço Nacional de Música Sacra do SNL e do curso, foi homenageado no penúltimo dia numa sessão onde apresentaram o livro ‘Bendizei o Senhor’, que reúne mais de 300 cânticos do sacerdote, e foi presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

O Secretariado Nacional de Liturgia informa que o primeiro Curso de Música Litúrgica realizou-se em agosto de 1991, e com o objetivo de preparar os agentes da música da Igreja, nomeadamente organistas, salmistas e diretores de coro e assembleia, para o “correto exercício do seu ministério litúrgico”.

A mais recente edição teve o apoio financeiro do SNL e contou com a colaboração da empresa Serafim Jerónimo de Braga, que “disponibilizou mais de uma dezena de órgãos”, e do Santuário de Fátima que “emprestou o órgão positivo e permitiu o uso do órgão da colunata para os exames”.

CB

 

Liturgia: Padre António Cartageno homenageado com a publicação da coletânea «Bendizei o Senhor»

Partilhar:
Scroll to Top