Lisboa: Santo António «levantou-se e partiu apressadamente em vários momentos da sua vida» – D. Américo Aguiar

No dia da solenidade, Bispo Auxiliar de Lisboa anunciou que a JMJ já tem inscritos “jovens de todos os países do mundo”.

Foto Arquivo

Lisboa, 13 jun 2023 (Ecclesia) – O Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, disse na homilia da celebração da Solenidade de Santo António, na capital portuguesa, que quando faltam “49 dias para a Jornada Mundial da Juventude” já estão inscritos “jovens de todos os países do mundo”.

“Santo António vai ajudar ao sucesso deste grande encontro mundial de jovens de todo mundo”, frisou esta terça-feira, dia de Santo António.

Para D. Américo Aguiar, Santo António “é um gigante” que ajuda as pessoas “através do seu exemplo”.

A Igreja Católica celebra anualmente, a 13 de junho, a festa litúrgica de Santo António, padroeiro da cidade de Lisboa, onde nasceu em 1195, numa casa situada a poucos metros da catedral.

O jovem Fernando entrou no mosteiro agostiniano de São Vicente, onde viveu durante dois anos antes de integrar a comunidade de Coimbra; em setembro de 1220, Fernando deixou os agostinianos para integrar a ordem dos franciscanos, onde assumiu o nome de António, pelo qual é hoje conhecido, a nível global.

Na Itália, destacou-se como pregador e primeiro professor de Teologia da recém-criada Ordem Franciscana; faleceu em 1231 e foi sepultado em Pádua, Itália, tendo a sua fama de santidade levado o Papa Gregório IX a canonizá-lo, a 30 de maio de 1232.

Tal como Maria levantou-se e partiu apressadamente (lema da JMJ), também “o menino Fernando levantou-se e partiu, não para muito longe mas para a Sé, para a escola”, sublinhou o Bispo Auxiliar de Lisboa.

Santo António é “um exemplo” porque “partiu para vários locais” para evangelizar, salientou.

Em 1946, Pio XII proclamou-o como “doutor da igreja universal”, com o título de ‘Doctor Evangelicus’ (Doutor Evangélico).

Em 2020, por ocasião dos 800 anos da vocação franciscana do santo português, o Papa Francisco convidou os católicos a imitar a vida de Santo António, destacando a “inquietação que o levou pelas estradas do mundo a testemunhar, com palavras e obras, o amor de Deus”.

As celebrações em honra de Santo António, na cidade de Lisboa, incluem a tradicional Missa festiva, na Catedral, esta terça-feira, às 15h00, sob o mote “O jovem Santo de Lisboa saúda os jovens de todo o mundo”, apontando à próxima Jornada Mundial da Juventude.

Na “trezena” de preparação, iniciada a 30 de maio, são celebradas Eucaristias, na igreja de Santo António, pelas 07h00, 08h00, 09h00, 10h00 e 11h00.

Neste dia 13, a partir das 17h00, tem lugar a solene procissão, com as imagens de Santo António, São João Batista, São Miguel, Santo Estêvão, São Vicente e São Tiago, que percorre as ruas de Alfama e termina em frente à Sé e que é presidida por D. Américo Aguiar.

Às 20h00, é celebrada a Missa do Adeus e o encerramento da festa religiosa.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top