Lisboa: Leigos para o Desenvolvimento lançam livro «25 anos, 25 contos»

Obra homenageia projetos e pessoas que fazem parte da história desta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento

Lisboa, 12 dez 2011 (Ecclesia) – Os Leigos para o Desenvolvimento (LD) recordam hoje 25 anos de existência, com a apresentação em Lisboa de um livro dedicado aos projetos e pessoas que fazem parte da história desta associação católica.

Com o título “Estamos juntos: 25 anos, 25 contos”, a obra contou com o contributo de “autores portugueses” e de figuras provenientes de “todos os países onde os LD trabalham: São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor”, adianta a organização, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Nela estão incluídos, entre outros, depoimentos do padre jesuíta António Vaz Pinto, que durante 20 anos foi assistente espiritual dos LD, de Fernanda Freitas, presidente nacional do Ano Europeu do Voluntariado, recentemente concluído, e de António Pinto Leite, responsável pela Associação Cristã de Empresários e Gestores.

As reflexões apresentadas procuram sobretudo ajudar os leitores a compreender o estilo de vida e os problemas com que se debatem atualmente os países em vias de desenvolvimento, sobretudo os territórios africanos de língua oficial portuguesa.

Através de experiências pessoais ou recorrendo a imagens ilustrativas, os autores partilham também a sua visão cristã acerca de temáticas tão antagónicas como a pobreza e a beleza natural que caracterizam aqueles lugares.    

O projeto, desenvolvido através da colaboração das Edições Tenacitas, vai ser apresentado a partir das 19 horas, na livraria “Ler Devagar”, em Alcântara.

Todas as verbas que venham a ser recolhidas através da venda do livro vão reverter a favor dos vários projetos que esta organização não governamental para o desenvolvimento está a implementar.

Destaque, este ano, para a abertura de uma nova missão em São Tomé e Príncipe, nas zonas de Porto Alegre e São Tomé, a fim de favorecer o desenvolvimento comunitário e o acesso ao emprego num território que se encontra muito desertificado.

Nascidos em abril de 1986, os LD são uma associação católica, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral e sustentado das pessoas e comunidades de Portugal e dos países em desenvolvimento.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top