Lisboa 2023: «Cidade da Alegria» é um dos pulmões da JMJ

Espaço, em Belém, inclui propostas vocacionais, espaços para a Confissão e oração

Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – A “Cidade da Alegria” da JMJ Lisboa 2023, em Belém, é um espaço “único”, desenhado pela organização portuguesa para acolher a Feira Vocacional, a Capela e o Parque do Perdão, numa “experiência de encontro, descobertas vocacionais e reflexão”.

“A Cidade da Alegria é um local de encontro com Jesus onde os peregrinos vão encontrar diferentes experiências da vivência e alegria Cristã. Vão ser provocados a olhar para a sua própria vida e a descobrir um caminho como resposta a Deus que chama cada um pelo nosso próprio nome”, adianta a organização da JMJ Lisboa 2023.

Nos dias 1, 3 e 4 de agosto, o espaço está aberto das 09h00 às 16h00; já a 2 de agosto, o Parque do Perdão funciona entre as 09h00 e as 20h00 (Feira Vocacional 9h00-22h00).

“Toda a Cidade está preparada para receber peregrinos com mobilidade reduzida, tendo passadeiras de acesso para os mesmos aos diferentes locais, temos ainda uma planta táctil para os cegos poderem ver como se distribui a cidade na sua entrada principal”, assinalam os organizadores.

Passar pela Cidade da Alegria significa encontrar um Deus vivo que nos convida a experimentar o seu perdão e a sua misericórdia e a dar a vida de forma generosa respondendo aos seus desígnios de Amor”.

Feira Vocacional é apresentada pelo COL como o “espaço onde os jovens peregrinos podem entrar em contacto com diversos movimentos, associações, comunidades, ordens religiosas e projetos de cariz social”.

A iniciativa inclui ‘talks’ e testemunhos em dois coretos no centro da Feira Vocacional e ainda momentos de oração na capela e nos jardins.

Quanto ao Parque do Perdão, o COL propõe um espaço onde “os peregrinos podem fazer um encontro com o Cristo Misericordioso através do Sacramento da Reconciliação”.

A construção dos 150 confessionários, onde estarão padres de diferentes nacionalidades, foi confiada a reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Coimbra, Paços de Ferreira e Porto.

Na sexta-feira, o programa do Papa inclui a confissão de alguns jovens da JMJ, na Cidade da Alegria (Jardim Vasco da Gama), pelas 09h00, antes do encontro com representantes de alguns centros de assistência sociocaritativa, no Centro Paroquial de Serafina (09h45).

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top