JMJ 2023: Papa vai ser «grande protagonista» do encontro de Lisboa – Aura Miguel (c/vídeo)

Vaticanista portuguesa, que escreveu livro sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, destaca entusiasmo de Francisco

Lisboa, 08 mai 2023 (Ecclesia) – A vaticanista Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença, afirmou que o Papa Francisco vai ser o “grande protagonista” e está a acompanhar “de perto” a Jornada Mundial da Juventude” (JMJ) que Lisboa recebe este ano.

“Ele disse que vinha a Lisboa e disse-o de forma bastante entusiasmada, sobre os preparativos para a JMJ”, realçou à Agência ECCLESIA a autora do livro ‘Um longo caminho até Lisboa’.

A obra, lançada na última semana, apresenta a história das edições internacionais da JMJ em que a jornalista participou, desde 1989.

Aura Miguel sublinha que cada JMJ é convocada pelo Papa, pelo que “sem a sua presença não seria a mesma coisa”.

“Ele é o grande protagonista da JMJ e interage com outros grandes protagonistas, que são os jovens”, acrescentou.

Em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2), Aura Miguel realça que o livro, com prefácio do Papa, “atravessa 30 anos de Jornadas”, numa “espécie de manual” para estes grandes encontros.

Na obra, cada JMJ é apresentada em três partes: “uma cronologia que situa cada acontecimento, os episódios da viagem e um best of”.

“As JMJ foram e continuam a ser momentos fortes para a experiência de tantos adolescentes, de tantos jovens, e a inspiração inicial que moveu o nosso amado Papa Wojtyla (João Paulo II) não perdeu a força. Aliás, a mudança de época que, mais ou menos conscientemente, estamos a viver representa um desafio também e sobretudo para as jovens gerações”, assinala a jornalista.

O Papa Francisco, precisa, herdou “esta intuição de João Paulo II” porque tem “uma grande preocupação com os jovens”.

Francisco aponta aos desafios do mundo digital, que podem deixar as novas gerações “reféns de um mercado agressivo que induz falsas necessidades”, mas “não deixa de apostar na juventude”.

Foto: Alberto Conceição/JMJ Lisboa 2023

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.

De Santiago de Compostela à Cidade do Panamá, de 1989 a 2019, o novo livro de Aura Miguel faz um “relato sobre as 13 Jornadas Mundiais da Juventude a que assistiu de perto, sempre próxima dos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco”,

São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985), anunciando depois a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985).

Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

O Papa confirmou a sua presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto, falando aos jornalistas que o acompanharam no regresso a Roma, após uma visita à Hungria.

“No dia antes da partida (27 de abril, ndr), falei com D. Américo (Aguiar), que veio para ver como é que as coisas estavam. Eu vou, eu vou”, disse, em resposta a uma pergunta da jornalista portuguesa Aura Miguel, da Rádio Renascença.

D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, foi recebido em audiência privada por Francisco, na última quinta-feira.

O Papa, que encerrou este domingo a 41ª viagem internacional do pontificado e a segunda de 2023, deixou clara a sua vontade de estar na capital portuguesa.

“Espero conseguir, vedes que não é a mesma coisa do que há dois anos, com a bengala, agora estou melhor e, de momento, a viagem não está cancelada. Depois há uma viagem a Marselha, outra à Mongólia, uma última de que não me lembro… o programa faz-me mexe”, confessou.

A 1 de abril, o Papa deixou o Hospital Gemelli, após um internamento de quatro dias provocado por uma infeção respiratória.

A vaticanista Aura Miguel acompanhou a  viagem de Francisco à Hungria, entre 28 a 30 de abril, e realçou que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia está “sempre na sua mente”.

PR/LFS/OC

Vaticano: JMJ são «experiência inesquecível», diz o Papa

Partilhar:
Scroll to Top