JMJ 2023: Alqueidão da Serra abre portas ao mundo, recebendo jovens de Macau e da Polónia

Peregrinos fizeram percurso a pé, ao Santuário de Fátima, momento marcado pela emoção

Alqueidão da Serra, 27 jul 2023 (Ecclesia) – A paróquia de Alqueidão da Serra, na Diocese de Leiria-Fátima, está a acolher peregrinos de Macau e da Polónia, nos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), o programa religioso e cultural que antecipa a JMJ 2023, numa experiência que alarga fronteiras.

“É muito importante, abre esta comunidade ao mundo”, disse o pároco local à Agência ECCLESIA.

O padre Vítor Mira explica que os DND exigiram um ano de preparação para receber os dois grupos, com a criação de um grupo de trabalho e o apoio de associações locais.

“Foi um desafio muito interessante”, assume o sacerdote, que sublinha a disponibilidade de 21 famílias, que permitem acolher todos estes jovens em casas particulares.

O responsável fala na “alegria do encontro” que já se vive entre todos os participantes, com pessoas “radiantes” pela experiência que lhes é proporcionada.

O padre Daniel Ribeiro, sacerdote do Coração de Jesus (Dehonianos) e assistente da comunidade de língua portuguesa na Catedral de Macau, acompanha um grupo de 30 jovens locais, na JMJ Lisboa 2023.

O jantar da última noite foi um dos pratos mais oferecidos por estes dias, aos peregrinos que chegam a Portugal: bacalhau à Brás.

“Muito saboroso”, refere o religioso brasileiro à Agência ECCLESIA.

O missionário fala num “acolhimento excelente”, que marca a oportunidade de uma nova experiência de Igreja, com pessoas de várias proveniências.

Em missão em Macau desde 2016, o padre Daniel Ribeiro destaca a proximidade com o Santuário de Fátima, na diocese escolhida, para reforçar a “experiência como peregrinos”, que incluiu um percurso a pé, de vários quilómetros, esta manhã, até à Cova da Iria.

O sacerdote acompanhou os jovens, nessa caminhada, rezou pelos seus “avós e seus pais”, num regresso às origens, assumindo um momento “muito tocante”.

“O que mais me impressionou foi o silêncio”, relatou o religioso.

Joel Gil de Sousa, de 14 anos, visitou o Santuário pela primeira vez e falou num espaço de “calma” e beleza, acompanhado por Verónica, visivelmente emocionada.

“Vou levar a fé que vi nas outras pessoas, nas outras culturas”, indicou o jovem macaense.

A JMJ Lisboa 2023 vai contar com dois grupos de Macau, 39 jovens da comunidade chinesa e 30 jovens da comunidade de língua portuguesa.

A Diocese de Leiria-Fátima recebe nos DND mais de 7 mil peregrinos de mais de 50 nacionalidades.

A 29 de julho celebra-se uma festa conjunta, ‘Leiria Faith n’ Fun’, que começa às 10h30 com a Eucaristia presidida pelo D. José Ornelas, bispo diocesano, no jardim da Almuinha Grande, contando ainda com a presença de mais de 30 bispos e mais de 300 padres de todas as nacionalidades.

O programa cultural e espiritual, a começar às 14h00, conta com 30 eventos a decorrer em 22 locais pela cidade.

Os DND são apresentados como um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 1 e 6 e agosto de 2023, e vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

SN/LFS/OC

Notícia atualizada às 12h50

Partilhar:
Scroll to Top