Igreja/Sociedade: Reitor apresenta Santuário de Fátima como «mais significativo destino de turismo religioso português»

Padre Carlos Cabecinhas participou na sessão de abertura de Congresso Internacional

Fátima, 22 nov 2017 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima afirmou hoje que a Cova da Iria é o “mais significativo destino de turismo religioso português”, falando na abertura do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação.

“A celebração do Centenário consolidou a internacionalização de Fátima, afirmando Fátima a nível internacional como o mais significativo destino de turismo religioso português”, disse o padre Carlos Cabecinhas, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA pelo serviço de imprensa do santuário.

O congresso é uma iniciativa promovida numa parceria entre a Câmara de Ourém e a Organização Mundial de Turismo (OMT) e subordinada ao tema ‘O potencial dos lugares sagrados como ferramenta para o desenvolvimento do turismo sustentável’, decorrendo no Centro Pastoral de Paulo VI, na Cova da Iria.

Para o reitor do Santuário de Fátima, a realização deste congresso apresenta-se como “especialmente feliz”, por ser uma ocasião de reflexão sobre o “potencial dos lugares sagrados”.

“A variedade de proveniências de peregrinos que, em cada ano, acorrem a Fátima, comprova que este é, de facto, um Santuário mundialmente conhecido. E se isto era claro no passado, no Centenário tem aparecido com especial evidência, com o aumento significativo de peregrinos vindos de todos os continentes”, assinalou o padre Carlos Cabecinhas.

O sacerdote referiu ainda a importância de se promover uma reflexão sobre as potencialidades da peregrinação e do turismo religioso.

“Que este Congresso se proponha refletir sobre as potencialidades da peregrinação e do turismo religioso como meios de desenvolvimento de um turismo sustentável e como meio de aproximação entre os povos, assume especial relevo neste lugar” acrescentou.

O congresso internacional, que tem o apoio do Ministério da Economia e se conclui esta quinta-feira, conta com a presença do secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, assim como de vários ministros e ex-ministros de países como o Paraguai, Sri Lanka, Lituânia, Macedónia, Egipto.

OC

Partilhar:
Scroll to Top