Igreja/Sociedade: Jesuítas dinamizam formação a técnicos da «Quebrar o Silêncio» sobre a dimensão espiritual do abuso sexual

Companhia de Jesus e associação assinaram protocolo para apoiar homens vítimas de violência sexual

Lisboa, 14 set 2023 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ/Jesuítas) promove hoje uma sessão de formação dirigida a técnicos da associação ‘Quebrar o Silêncio’ sobre a dimensão espiritual do abuso sexual.

A PPCJ assinou um protocolo com a associação ‘Quebrar o Silêncio’ que dá apoio especializado a homens e rapazes vítimas de variadas formas de violência sexual, as duas entidades reconhecem, “mutuamente, a motivação e compromisso de escuta, acolhimento e acompanhamento das vítimas de qualquer forma de abusos, e procuram responder com mais rigor e qualidade técnica às necessidades das vítimas”.

O protocolo, assinado no dia 29 de junho, resulta da vontade de proporcionar às vítimas e sobreviventes de algum abuso sexual em instituição pertencente ou ligada à Companhia de Jesus um “apoio técnico especializado”, informavam os Jesuítas no portal ‘Ponto SJ’.

O presente protocolo prevê que as partes colaborem uma com a outra na formação contínua e avançada dos seus técnicos e colaboradores, nesse sentido, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus promove hoje, dia 14 de setembro, uma sessão de formação dirigida a técnicos da ‘Quebrar o Silêncio’ sobre a dimensão espiritual do abuso sexual, enquanto os delegados do Serviço de Proteção e Cuidado das Obras da PPCJ já tiveram uma formação contínua especializada sobre abuso sexual de crianças e jovens.

Os Jesuítas em Portugal contam com a ‘Quebrar o Silêncio’ para o “apoio técnico especializado a cada vítima, prestando informação sobre os seus serviços e contactos”, nos termos do protocolo assinado.

No mesmo sentido, também a ‘Quebrar o Silêncio’, se verificar, “no âmbito do apoio a uma vítima, que se trata de um abuso ocorrido nalguma instituição ligada à Companhia de Jesus, informa-a da existência do Serviço de Escuta, facultando os seus contactos”.

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus abriu um Serviço de Escuta com o objetivo de acolher, escutar e acompanhar vítimas de abusos no seio da Companhia de Jesus, no âmbito do Serviço de Proteção e Cuidado, em novembro de 2021.

A ‘Quebrar o Silêncio’ é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2017, que presta apoio especializado a homens e rapazes sobreviventes de violência e abuso sexual e disponibiliza “serviços gratuitos e confidenciais de apoio psicológico, grupos de ajuda mútua e apoio entre pares”, realça a nota, no portal ‘Ponto SJ’.

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top