Igreja/Portugal: Jovens empresários e gestores apontam a mudanças inspiradas pela JMJ em Lisboa

«Next Summit» decorreu na UCP, reunindo profissionais entre os 20 e os 40 anos

Lisboa, 03 fev 2024 (Ecclesia) – A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) promoveu hoje a ‘Next Summit’, encontro nacional para profissionais entre os 20 e os 40 anos, procurando “soluções inovadoras” inspiradas na JMJ Lisboa 2023.

“Cada um, dentro da sua realidade, a empresa onde está inserido, tem um impacto na sustentabilidade e em fazer um mundo melhor, em pequenas ações e em grandes ações”, disse à Agência ECCLESIA José Maria Sacadura, um dos conferencistas convidados.

Licenciado e mestre em Gestão pela Nova School of Business and Economics, é co-fundador e General Manager de Portugal da ‘Powerdot’, um operador europeu de carregadores para veículos elétricos.

“Acredito que cada um, na sua individualidade, tem também um impacto, grande ou pequeno, para tornar o mundo melhor, mais sustentável e mais saudável”, referiu.

O conferencista elogiou o papel desempenhado pela Igreja, com iniciativas como a Jornada Mundial da Juventude, junto das novas gerações, abordando temas como “a ecologia integral, o cuidado da casa comum”.

“Tivemos o privilégio de ter cá o Papa, o ano passado, a falar de vários temas que tocam aos jovens e que tocam às gerações futuras e às gerações presentes. E, portanto, cabe-nos a nós assumir este papel de criar um mundo melhor para as próximas gerações”, acrescenta José Maria Sacadura.

O conferencista destaca a necessidade combinar a busca do lucro com o “retorno social, o retorno ambiental”, para criar empresas “duradouras”.

“Acredito que será feito se conjugarmos todos estes fatores, o lucro, o impacto social, o impacto ambiental, o impacto na comunidade onde estamos inseridos, é aqui que eu acredito verdadeiramente que podemos trazer valor”, concluiu.

Salvador Mathias, coordenador nacional da ACEGE NEXT, um núcleo dentro da associação que pretende representar as gerações mais novas de associados e futuros associados, indica à Agência ECCLESIA que o encontro de hoje visa passar as mensagens da JMJ para “o quotidiano, na vida profissional, espiritual, social”.

“Acima de tudo é uma mensagem de esperança, de ajudar a organizar o nosso pensamento sobre a forma de levar estas mensagens tão importantes para as nossas empresas, para as nossas famílias, para os nossos círculos, é trazer a praticidade das mensagens do Papa para as próprias empresas”, acrescentou.

O nosso grande objetivo é ajudar os jovens a não ter medo de arriscar, a não ter medo de falar, a não ter medo de propor, a estruturar as suas propostas.

Salvador Mathias considera fundamental que os jovens não tenham medo de sonhar e de propor”.

“Algumas empresas só agora começaram a olhar para uma vertente não puramente financeira e económica. E este, para mim, é o maior desafio que se vive nos dias de hoje, com o desafio de acontecer tudo muito rápido”, indica.

Apontando ao ciclo eleitoral que se vive em Portugal, o coordenador nacional da ACEGE NEXT afirma ser “urgente que os jovens atuem, proponham, falem e ajam, quase gritem, porque precisam de ser ouvidos e precisam de agir”.

‘JMJ e agora?’ foi o mote do encontro ‘Next Summit’, que abordou temas como “Liderar a minha vida”, “Liderar a transformação da sociedade”, “Liderar a mudança ambiental e económica” e “Liderar o interior (a minha relação com Deus)”.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top