Igreja/Portugal: Departamento Nacional envia mensagem às famílias, «escola de virtudes»

Organismo católico assinala Festa da Sagrada Família, no ambiente do Natal

Lisboa, 2t dez 2020 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) assinala com uma mensagem a festa da Sagrada Família (27 dezembro), que se celebra hoje, elogiando o papel das famílias como “escola de virtudes”.

“Vivendo a fidelidade a Deus no seu quotidiano mostram a bondade de coração e a esperança sempre nova”, refere o documento, enviado à Agência ECCLESIA.

A festa litúrgica da Sagrada Família é celebrada pela Igreja Católica no primeiro domingo depois do Natal.

“As virtudes da Sagrada Família fazem-nos olhar com confiança e expectativa de que a comunidade humana e cristã se constrói no amor generoso, humilde e simples”, indica o DNPF, organismo da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Nas lutas e inquietações, nas dificuldades e desalentos, as figuras de Maria, José e o Menino Jesus surgem como “uma oportunidade de graça e de confiança, para perceber a vida como um missão e crescer em coesão familiar”, lê-se na nota intitulada ‘Semente de esperança!…’.

A Sagrada Família interpela as famílias de hoje a uma “vida de paz, de serviço, de acolhimento, de entrega, de escuta dos necessitados, de se questionarem perante os desafios diários, de não fugirem às dúvidas que invadem os seus lares”, frisa o documento.

“Cada membro da família é um tesouro para os outros, é algo de maravilhoso, é uma riqueza sem medidas, porque todos se amam e fazem da sua vida um dom, ao jeito de Jesus Maria e José”, acentua o DNPF.

Segundo o organismo católico, está nas mãos das famílias “uma extraordinária missão”, a de “cultivar a paciência e infundir esperança, tendo a peito não semear pânico, mas corresponsabilidade!”

Todas as famílias “experimentam, com certeza, que não são perfeitas, mas podem aperfeiçoar-se cada vez mais no amor transformador, o mesmo é dizer, desejarem a santidade”.

LFS/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top