Igreja: «Necessitamos duma primavera vocacional», afirma arcebispo de Évora

D. Francisco Senra Coelho salienta que «ajudar a refletir sobre o que devo fazer da vida» é um serviço oportuno

Foto: Arquidiocese de Évora

Évora, 31 out 2024 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora pede que se realizem vigílias vocacionais e de oração, na Semana dos Seminários 2024, que a Igreja Católica em Portugal celebra a partir de domingo 3 de novembro, e que se valorize “nas homilias e reflexões o tema vocacional”.

“Que esta Semana seja incentivo e oportunidade para o trabalho pastoral em conjunto, pelo qual se congregam paróquias, famílias, escolas, movimentos juvenis, catequeses e grupos juvenis, não esquecendo também a presença deste tema nas redes sociais e atividades telemáticas”, pede D. Francisco Senra Coelho, na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a Semana de Oração pelos Seminários 2024, a partir deste domingo, de 3 a 10 de novembro, com o tema ‘Que posso eu esperar?’, dos Salmos, informou a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM).

O arcebispo de Évora sugere também que se realize uma Vigília Vocacional e de Oração pelos Seminários, “em todas as comunidades” onde existem grupos de jovens, grupos de preparação para o Crisma, agrupamentos de Escuteiros (CNE) e outros movimentos eclesiais de jovens, “nos serões” dos dias 8 ou 9 de novembro.

“Num tempo em que se adiam as grandes decisões e compromissos de vida é um serviço oportuno ajudar a refletir sobre o que devo fazer da minha vida.”

D. Francisco Senra Coelho assinala que são conhecidos os dados estatísticos sobre a “imparável diminuição, desgaste e envelhecimento dos Presbíteros”, e, ao comprovar-se “a constante acumulação de serviços e escassez de Sacerdotes”, afirma que necessitam “duma primavera vocacional com vista também aos Ministérios Ordenados”.

“Peço a cada Sacerdote e Diácono que valorize nas suas homilias e reflexões o tema vocacional, bem como a todos os agentes de pastoral e educadores que aproveitem esta Semana para abordar o tema importante da vocação humana, social e espiritual”, escreve o arcebispo eborense, na mensagem divulgada pelo Departamento Comunicação da Arquidiocese de Évora.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Na Arquidiocese de Évora existem várias comunidades formativas, o Seminário Nossa Senhora da Purificação, o Seminário Redemptoris Mater, os Padres Salesianos e a Canção Nova.

A Comissão das Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou materiais para as comunidades viverem e celebrar a Semana dos Seminários 2024, para além da nota pastoral do seu presidente, D. Vitorino Soares, o cartaz, uma oração; admonições e preces; duas vigílias, uma proposta com adoração eucarística e outra ao estilo de Taizé (a comunidade monástica ecuménica francesa); e catequeses para a adolescência e para os encontros de grupos de jovens.

Estes subsídios foram preparados pelos formadores dos Seminários da Arquidiocese de Braga, que preparou também guiões para movimentos paroquiais e agentes da pastoral – como Ministros Extraordinários da Comunhão (MECS), Pastoral Familiar, Catequistas.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top