Igreja/Estado: Papa Francisco recebeu presidente cubano

«Confirmamos a vontade de continuar a fortalecer os laços entre a Santa Sé e Cuba», escreveu Miguel Díaz-Canel Bermúdez

Cidade do Vaticano, 20 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje, em audiência privada, o presidente de Cuba, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Miguel Díaz-Canel Bermúdez e a sua delegação reuniram-se, depois, com responsáveis da Secretaria de Estado do Vaticano.

Uma nota do Vaticano, publicada após os encontros, sublinha que as duas partes discutiram a importância das “relações diplomáticas entre a Santa Sé e Cuba”, evocando a visita histórica do Papa São João Paulo II à ilha, em 1998.

Durante as reuniões, os responsáveis do Vaticano e de Cuba conversaram sobre a situação do país, com referência ao contributo da Igreja Católica, especialmente nos setores da caridade, abordando ainda temas internacionais.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, estava acompanhado pelo subsecretário para o setor multilateral da secção para as Relações com os Estados, D. Daniel Pacho.

O Papa ofereceu ao presidente de Cuba uma peça em bronze que representa uma pomba com um ramo de oliveira, com a inscrição ‘Sede mensageiros da paz’, da mensagem para o Dia Mundial da Paz 2023, o Documento sobre a ‘Fraternidade Humana’ e o livro sobre a ‘Statio Orbis’, de 27 de março de 2020, a celebração da Igreja a nível universal convocada no início da pandemia de Covid-19, e recebeu uma escultura em prata, bronze e madeira, intitulada ‘O leitor’, além de dois livros de poetas cubanos, informa o portal ‘Vatican News’.

“Muito agradável o reencontro com Sua Santidade o Papa Francisco, a quem transmiti meu profundo afeto e votos de plena recuperação do povo cubano. Foi uma conversa franca. Confirmamos amplas coincidências em questões prementes da agenda internacional da humanidade”, escreveu Miguel Díaz-Canel Bermúdez, na sua conta na rede social Twitter.

O chefe de Estado cubano refere que apreciou as “expressões de proximidade e encorajamento” do Papa, e confirmaram “a vontade de continuar fortalecendo os laços entre a Santa Sé e Cuba”, e também destacou positivamente a reunião com o secretário de Estado do Vaticano

No seu sítio online, o jornal ‘Granma’, órgão oficial do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, assinala que esta é a “terceira visita de um presidente cubano à Santa Sé”: o Papa São João Paulo II recebeu Fidel Castro, em novembro de 1996; o Papa Francisco reuniu-se com Raúl Castro, em maio de 2015.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top