Igreja/Cultura: Manuel Braga da Cruz recebe Prémio «Árvore da Vida»

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Lisboa, 08 mar 2023 (Ecclesia) – O antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Manuel Braga da Cruz, recebe hoje o «Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes», às 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A sessão da entrega começa com a leitura da ata de justificação do júri do prémio pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, José Carlos Seabra Pereira, lê-se num nota enviada à Agência ECCLESIA.

O professor da UCP José Miguel Sardica faz a evocação da trajetória científica e do magistério de Manuel Braga da Cruz.

A entrega do prémio a Manuel Braga da Cruz é feita por D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e pelo comendador Engenheiro Ilídio Pinho.

A sessão da entrega da edição de 2022 do «Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes» encerra com uma intervenção do sociólogo e historiador Manuel Braga da Cruz.

O «Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes» é atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, com o patrocínio da Fundação Ilídio Pinho.

Instituído em 2005, o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes destaca a excelência de personalidades, percursos e obras que refletem o humanismo e a experiência cristã no mundo contemporâneo.

O SNPC recorda que edições anteriores o Prémio galardoou o poeta Fernando Echevarría, o cientista Luís Archer S. J., o cineasta Manoel de Oliveira, a classicista Maria Helena da Rocha Pereira, o político e intelectual Adriano Moreira, o trabalho de diálogo entre Evangelho e Cultura levado a cabo pela Diocese de Beja, o compositor Eurico Carrapatoso, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira, o pedagogo Roberto Carneiro, o jornalista Francisco Sarsfield, teólogo João Manuel DuqueCabral, a artista plástica Lourdes Castro, o professor de Medicina e Bioética Walter Osswald, o ator e encenador Luís Miguel Cintra, o ator Ruy de Carvalho, o historiador José Mattoso e o ensaísta Eduardo Lourenço.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top