Francisco: A diplomacia deve favorecer a cultura do encontro

Papa agradeceu aos cerimoniários que acolheram os chefes de Estado no dia do início do seu pontificado

Cidade do Vaticano, 20 dez 2013 (ECCLESIA) – O Papa agradeceu hoje aos cerimoniários da República Italiana e da Embaixada de Itália junto da Santa Sé o trabalho realizado no dia do início do seu pontificado afirmando que a diplomacia favorece a “cultura do encontro”.

“Estais chamados a favorecer a cultura do encontro. Sois funcionários diplomáticos e todo o vosso trabalho está orientado para que os representantes dos países, dos organismos internacionais e das instituições se possam encontrar da forma mais proveitosa”, afirmou o Papa na audiência natalícia.

Francisco sublinhou a “importância” do trabalho dos funcionários diplomáticos, referindo que o “aspeto cerimonial” tem por objetivo o que não aparece, o “crescimento de relações positivas, baseadas no conhecimento recíproco, no respeito e na busca comum de caminhos de desenvolvimento e paz”.

O Papa agradeceu aos cerimoniários de Itália a atividade diplomática necessária para os atos que assinalaram o início do seu pontificado, no dia 19 de março, nomeadamente a missa na Praça de S. Pedro com a presença de chefes de Estado de todo o mundo.

Francisco sublinhou que os funcionários diplomáticos italianos têm uma particularidade a oferecer no desenvolvimento da sua atividade: o património cultural.

“No mundo, a Itália é sempre sempre sinónimo de cultura, de arte e de civilização. E vós contribuis para que se valoriza graças à cultura do encontro, fazendo com que esse património promova o bem comum”, afirmou.

O Papa Francisco desejou aos cerimoniários da República Italiana e da Embaixada de Itália junto da Santa Sé um Natal onde se viva “intensamente” o “mistério” que celebra o “encontro entre Deus e o ser humano”.

“O Natal, que está próximo, é a festa do encontro entre Deus e o ser humano. Oferece-nos uma criança que, na sua pessoa, realiza plenamente este encontro. Mesmo quem não é cristão, sente-se interpelado pela mensagem do nascimento de Jesus. Espero que cada um de vós viva intensamente este mistério de amor e que o mesmo anime em profundidade o vosso serviço”, afirmou o Papa.

PR

Partilhar:
Scroll to Top