Fátima: Santuário realiza Curso de Verão sobre a peregrinação à Cova da Iria

Fátima, 05 jul 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima realiza a 8ª edição do seu Curso de Verão, entre hoje e sexta-feira, de 5 a 7 de julho, com tema ‘A Peregrinação a Fátima’, no Centro Pastoral de Paulo VI.

“Pretende-se aprofundar a temática da peregrinação no contexto católico, com especial enfoque para a realidade fatimita”, informa o Santuário de Fátima, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sinopse desta formação destaca que, através do “contributo de investigadores de diferentes academias”, vão analisar diversos aspetos desta peregrinação, como “a génese do atual conceito de peregrinar, os gestos típicos da peregrinação a Fátima” e os seus peregrinos, “anónimos ou mais ilustres”, e as fronteiras entre peregrinação e turismo religioso.

O Curso de Verão do Santuário de Fátima destina-se a investigadores e estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais, formadores, catequistas e outros agentes pastorais, professores e alunos do ensino básico e secundário.

‘A Peregrinação a Fátima’ é o tema desta 8ª edição, que começa esta quarta-feira, às 10h00, com reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e o diretor do Departamento de Estudos do santuário e coordenador do curso, Marco Daniel Duarte.

A primeira formação, com o tema ‘A Peregrinação na Bíblia’, é apresentada pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas.

Durante os três dias de formação, de 5 a 7 de julho, os participantes vão também ter a oportunidade de visitar os espaços da vivência da peregrinação dentro do santuário da Cova da Iria, nomeadamente o Recinto de Oração, as basílicas de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade, a colunata e a Capelinha das Aparições, o lava-pés, e as capelas do Santíssimo Sacramento e da Reconciliação.

O Santuário de Fátima informa ainda que este Curso de Verão incluiu uma visita guiada à exposição temporária ‘Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória’, vão participar nas celebrações e são convidados a visitar os seus espaços museológicos.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top