Fátima: Reitor destaca que JMJ 2023 vai «marcar» vida do Santuário ao longo deste ano pastoral

Padre Carlos Cabecinhas destaca perspetiva da presença do Papa e de milhares de jovens na Cova da Iria

Foto: Santuário de Fátima

Roma, 27 jan 2023 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima disse que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 vai “marcar” a vida deste espaço nos próximos meses, com um programa especial e a esperada presença do Papa.

“Tem para oferecer, sobretudo no período que precede e no que se segue à JMJ, um programa dirigido sobretudo aos jovens”, disse o padre Carlos Cabecinhas, em Roma, durante o encontro da ‘Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani’ (CNPI).

Citado pelo site do Santuário de Fátima, o responsável salientou que a Cova da Iria se está a preparar para “acolher os muitíssimos jovens” que acreditam que devem passar pelo espaço, durante o período da JMJ Lisboa 2023.

“Queremos sublinhar o sentido da peregrinação e por isso criámos seis caminhos para chegar a Fátima a pé, para os jovens que queiram fazer uma peregrinação a pé a Fátima, com distâncias que variam entre um máximo de 15 Km e um mínimo de 5 km”, explicou o padre Carlos Cabecinhas, referindo também os workshops e propostas de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima.

Para o sacerdote, “a presença do Papa em Fátima” é algo que também “muito alegra” a instituição religiosa.

Ainda no contexto da JMJ 2023, no encontro do CNPI, o reitor do Santuário de Fátima adiantou que a organização do encontro pediu uma exposição no contexto do ‘Festival Jovem’, “no centro da cidade de Lisboa”.

“O objetivo é dar a conhecer Fátima e proporcionar, de algum modo, a experiência do Santuário. Estamos a preparar uma exposição interativa, que poderá ser visitada nos dias da Jornada”, acrescentou.

O reitor do santuário mariano realçou que na peregrinação de 12 e 13 de maio contam com “a presença dos símbolos da JMJ”, que vão estar a peregrinar na Diocese de Leiria-Fátima.

“Serão integrados nas celebrações da Cova da Iria; Será um momento para chamar a atenção para este grande acontecimento eclesial mundial”, afirmou.

O Santuário de Fátima iniciou um triénio pastoral, no final do ano 2020, tendo como horizonte a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que se realiza de 1 6 agosto; este ano escolheram para tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, o mesmo da JMJ 2023.

“Este tema exorta-nos a imitar Maria na urgência de procurarmos Deus e no cuidado solícito pelos outros; Ao lermos o tema deste ano à luz da mensagem de Fátima, descobrimos o intrínseco dinamismo missionário sem fronteiras que a mensagem encerra e somos desafiados a assumir esse dinamismo na nossa própria vida”, desenvolveu.

O padre Carlos Cabecinhas explicou também que para a vivência do ano pastoral atual prepararam elementos de apoio como o cartaz e outros suportes com o objetivo de recordar o tema, têm um itinerário orante para os peregrinos, está disponível online o ‘Programa de Atividades”, na formação e reflexão prepararam um ciclo de ‘encontros na Basílica’, um Curso de Verão “para investigadores”, e têm “propostas variadas de formação e vivência espiritual”, destacando também o programa musical.

O encontro da CNPI – Coordenação Nacional das Peregrinações Italianas reúne os responsáveis das peregrinações italianas e todas as instituições que organizam peregrinações em Itália, em Roma

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top