Fátima: Centro Nacional de Cultura assina protocolo para revitalizar «Caminhos de Fátima» na região de Lisboa

Novo sítio online, criação de uma «App», roteiro disponível em vários idiomas e material em Braille são novidades para «melhor fruição cultural»

Lisboa, 11 nov 2023 (Ecclesia) – O Centro Nacional de Cultura (CNC) celebrou um protocolo de cooperação com Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa com o objetivo de desenvolver o projeto «Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo».

“O protocolo, assinado pelas duas entidades, tem o objetivo de promover uma maior fruição do referido itinerário cultural por parte de turistas, visitantes e peregrinos, na área geográfica da Região de Lisboa, nomeadamente nos territórios dos municípios de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira”, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Decorrente do protocolo, cabe ao CNC a criação de uma aplicação para “dispositivos móveis, bilingue, a ser disponibilizada gratuitamente” onde os caminhantes e peregrinos poderão encontrar informação para realizar o itinerário, nomeadamente conhecerem os lugares e “vivenciarem a cultura e a beleza do território de forma autónoma e segura”.

A reorganização do sítio online «www.caminhosdefatima.org» numa nova plataforma, com uma “otimização da estrutura, da arquitetura de informação, usabilidade e cumprimento das regras de acessibilidade web”, será também um dos objetivos do CNC, procurando “atualizar e valorizar o Caminho do Tejo e sua cartografia”.

O CNC dá conta da criação de um “Roteiro no formato PDF, em três línguas – Português, Inglês e Espanhol – com “informação completa sobre estes percursos, com destaque para a paisagem, o património, a cultura e as ambiências locais”.

O protocolo vem permitir ainda a produção da credencial do peregrino dos caminhos de Fátima, “a ser distribuída em albergues e postos de turismo, bem como outros pontos de relação com os Caminhos de Fátima” e também a produção de materiais promocionais do Caminho do Tejo, “nomeadamente Folheto informativo, Marcador de Livros e Postal, com conteúdo em Braille”, explica ainda o comunicado.

Os Caminhos de Fátima são um conjunto de itinerários “religiosos e culturais”, com origem em distintos locais, com destino ao Santuário de Fátima, e pretendem oferecer a quem os percorre uma experiência de “verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais”.

O projeto, desenvolvido pelo CNC, quer criar condições “seguras e aprazíveis” para os peregrinos, “evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação”, levando os caminhantes a percorrer “territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico”, em articulação com “outros itinerários de âmbito nacional e internacional”.

Desenvolvidos pelo CNC, os Caminhos são implementados em parceria com múltiplas instituições – autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas – e em articulação com o Santuário de Fátima.

LS

Partilhar:
Scroll to Top