Vaticano/JMJ 2023: Conferência Internacional sobre «os Cuidados com a Criação» realiza-se em Lisboa

Iniciativa, um dia antes da JMJ 2023, reflete sobre «o compromisso dos jovens com a ecologia integral. Estilos de vida para uma nova humanidade»

Foto: D.R

Cidade do Vaticano, 14 abr 2023 (Ecclesia) – A Fundação João Paulo II para a Juventude está a organizar a próxima Conferência Internacional sobre «os Cuidados com a Criação», que se realizar na véspera da Jornada Mundial Juventude (JMJ) 2023, a 31 de julho, em Lisboa.

Um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, informa que a conferência pretende reunir jovens que vão participar na JMJ Lisboa 2023, de 1 a 6 de agosto, e especialistas que vão partilhar ideias sobre cinco áreas da vida humana: Economia, educação e vida familiar, recursos naturais, política e tecnologia.

“O objetivo da troca de ideias é articular juntos uma reflexão sobre os estilos de vida já adotados mas, especialmente, sobre novos estilos para enfrentar o desafio cultural, espiritual e educacional que aguarda as novas e futuras gerações”, explicou o presidente da Fundação João Paulo II, órgão do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé).

“Por uma nova humanidade que olha a Terra não como um recurso a ser explorado, mas como um presente de Deus para todos”, acrescentou Daniele Bruno.

‘O compromisso dos jovens com a ecologia integral. Estilos de vida para uma nova humanidade’ é o tema da 4ª Conferência Internacional sobre os Cuidados com a Criação, que tem lugar no dia 31 de julho, na Universidade Católica (UCP), em Lisboa.

Vão participar jovens universitários representantes de Conferências Episcopais, de movimentos, associações internacionais e de Universidades Católicas; a Conferência termina com um “manifesto final”, que vai servir de base para “novas ações e reflexões”; nesta quarta edição da conferência internacional alguns  espaços serão “’habitados’ por experiências virtuais”, o que é uma “novidade”, usando a tecnologia imersiva do ‘metaverso’ (da start-up Metamouth), tornando a participação no encontro “mais inclusiva e acessível”.

A Fundação João Paulo II para a Juventude contextualiza que muitos jovens, na preparação espiritual para a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, “têm enfatizado” que a ecologia integral é um dos principais temas do atual pontificado, e querem “comprometer-se pessoalmente”, e assinala também que o caminho que a fundação tem seguido nos últimos anos “está em sintonia com o pontificado do Papa Francisco” e vai continuar a partir da preocupação com o que está a acontecer na ‘Casa Comum’: “A uma consciência das raízes humanas da crise ecológica, a um compromisso com ações concretas e permanentes para salvaguardar a criação”.

Logo Fundação João Paulo II para a Juventude

Desde 2013, que estas conferências internacionais se têm realizado no contexto das edições da Jornada Mundial Juventude: ‘Jovens guardiões da Criação. O futuro na medida do homem que queremos’ (Rio de Janeiro, Brasil 2013); “Por uma ecologia integral. Os jovens como protagonistas da transformação” (Cracóvia, Polónia, 2016); “Juventude para a Casa Comum. Conversão ecológica em ação” (Panamá, 2019).

O comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé informa que colaboram na organização deste evento diversas instituições: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; Fundação JMJ Lisboa 2023; Universidade Católica Portuguesa; Università Cattolica del Sacro Cuore e sua Alta Scuola per l’Ambiente; o Movimento Internacional Laudato Si’; Fundação Príncipe Alberto II do Mónaco e a Fundação Magis; com o patrocínio das Embaixadas de Portugal e do Principado de Mónaco junto à Santa Sé.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top