Taizé: Paris vai acolher Encontro Europeu de Jovens em 2025
Os três copresidentes do Conselho das Igrejas Cristãs de França destacam oportunidade de dar «testemunho cristão de unidade no coração de um mundo atormentado por tantos dramas e crises»
Tallinn, 31 dez 2024 (Ecclesia) – O prior da Comunidade ecuménica de Taizé anunciou que o Encontro Europeu de Jovens, no final de 2025, vai realizar-se em Paris e na região da Île-de-France, de 28 de dezembro de 2025 a 1 de janeiro de 2026.
O irmão Matthew anunciou, esta segunda-feira, no final da oração da noite, em Tallinn, a capital da Estónia, que o próximo Encontro Europeu de jovens, que a Comunidade de Taizé promove no final de cada ano civil, vai ser acolhido pela cidade francesa de Paris e por “toda a região da Île-de-France”.
Os monges de Taizé informam que ao convite do arcebispo de Paris, D. Laurent Ulrich, e de todos os bispos católicos da província de Paris, uniram-se os responsáveis protestantes e ortodoxos a nível nacional e regional.
O arcebispo de Paris que está em Tallinn, no Encontro Europeu de Jovens, falou na Arena de Tondiraba, e convidou os jovens a estarem em Paris no final de 2025, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2026.
Os três copresidentes do Conselho das Igrejas Cristãs de França, monsenhor Éric de Moulins-Beaufort, o pastor Christian Krieger e o metropolita Dimitrios assinaram um comunicado de imprensa conjunto
“Este encontro será uma ocasião privilegiada para nos encontrarmos em espírito de oração e de fraternidade, de partilha e de festa, e para darmos um testemunho cristão de unidade no coração de um mundo atormentado por tantos dramas e crises”, salientam os três copresidentes do Conselho das Igrejas Cristãs de França, que dão “todo o apoio a este projeto” e esperam participar nos preparativos do “maravilhoso” o Encontro Europeu da Comunidade ecuménica de Taizé.
Foi “em nome das Igrejas cristãs presentes em França” que estes responsáveis católicos, ortodoxos e protestantes, convidaram a vir a Comunidade de Taizé a ir para Paris, e salientam que falam “a uma só voz sempre” que podem, e é neste espírito que gostariam de “dar testemunho de uma unidade vivida na diversidade reconciliada em Cristo”.
Os três copresidentes do Conselho das Igrejas Cristãs de França recordam o convite a ‘esperar para além da esperança’, do prior da Comunidade ecuménica de Taizé, o irmão Matthew, na sua Carta para 2025.
“Acreditamos que este encontro em Paris permitirá experimentar de forma muito concreta o quanto a hospitalidade partilhada é um belo e verdadeiro sinal de esperança”, acrescentam monsenhor Éric de Moulins-Beaufort, o pastor Christian Krieger e o metropolita Dimitrios, no comunicado divulgado pelos monges de Taizé.
A Comunidade de Taizé informa ainda que, “nos últimos meses”, os irmãos visitaram os responsáveis das coletividades locais e as autoridades civis, incluindo a Câmara Municipal de Paris e a região de Île-de-France, “cujo apoio será essencial para o sucesso” do Encontro Europeu 2025.
A Comunidade monástica francesa está a realizar o seu 47.º Encontro Europeu de Jovens, em Talin, a capital da Estónia, até esta quarta-feira, dia 1 de janeiro de 2025, desde 28 de dezembro.
A comunidade de Taizé, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega monges de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, para começar a acolher perseguidos políticos, judeus e, mais tarde, prisioneiros alemães.
CB
2025: Prior de Taizé incentiva a «esperar para além de toda a esperança»