Publicações: Apresentação do livro «Reconstruir o rumor de Deus – Para uma teologia estética da revelação»

Sessão conta com a presença do arcebispo de Braga, D. José Cordeiro

Fátima, 06 jul 2022 (Ecclesia) – O livro ‘Reconstruir o rumor de Deus – Para uma teologia estética da revelação’, do padre Miguel Rodrigues, é apresentado hoje, às 21h30, na igreja Matriz de Vila do Conde, informa o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL).

“A revelação de Deus no mundo e na humanidade, é ocasião para refletirmos, evocando indícios para que essa ação e presença se torne plausível e dizível no contexto contemporâneo atual, seja ele religioso ou secular”, destaca o SNL na informação enviada à Agência ECCLESIA.

A nota sobre o livro ‘Reconstruir o rumor de Deus – Para uma teologia estética da revelação’ explica que à sombra de uma multiplicidade de mediações, sustentam “a experiência estética como paradigma para a reconstrução da catedral”, expressão inaugurada pelo escultor Rui Chafes, “estendida para a reconstrução da experiência humana na sua capacidade de abertura ao poético divino que interpela ao sublime desde o fragmento”.

O Secretariado Nacional de Liturgia informa que a apresentação pública do livro do padre Miguel Rodrigues está marcada para esta quarta-feira, 6 de julho, conta com a presença do arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, a partir das 21h30, na igreja Matriz de Vila do Conde.

O padre Joaquim Félix de Carvalho, vice-reitor do Seminário Conciliar da Arquidiocese de Braga, explica na apresentação da obra que com o autor, o leitor é convocado “à suspensão e ao suspense, do pensamento previsível e da chã curiosidade”.

“Para, de olhar transfigurado, relermo-nos na sua admirável artesiana textual e epifania imagética.  Sem dúvida, este corpus implica-nos. Irá deixar-nos interrogativos e tomados de silente espanto”, acrescenta no texto intitulado ‘Como reconstruir a catedral?’

O livro ‘Reconstruir o rumor de Deus – Para uma teologia estética da revelação’, que resulta da investigação para a tese de doutoramento, insere-se na coleção de estudos litúrgicos ‘Hodie’ do Secretariado Nacional de Liturgia, que se refere ao “eterno ‘hoje’ da Liturgia, na qual se torna presente o único e mesmo mistério de Cristo”.

Jorge Miguel Ferreira Rodrigues nasceu a 4 de abril de 1996, natural de Nogueira, na Arquidiocese de Braga, foi ordenado presbítero em 2021, é pároco em Penselo (São João Batista) e Fermentões (Santa Eulália), no arciprestado de Guimarães/Vizela.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
plugins premium WordPress
Scroll to Top