Funchal: Cáritas diocesana homenageia D. António Carrilho e pastora Ilse Berardo

Foto: Jornal da Madeira/Duarte Gomes; Pastora Ilse Berardo e D. António Carrilho

Funchal, Madeira, 11 mar 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Funchal vai homenagear duas pessoas que “foram e são fundamentais para a instituição”, este domingo, e este ano escolheu o bispo emérito D. António Carrilho e a pastora Ilse Berardo, da Igreja Luterana Alemã.

“Considero que este gesto, esta ‘homenagem’, quatro anos depois de ter cessado o meu ministério como Bispo do Funchal, visa expressar o reconhecimento da Cáritas pelo apoio que sempre procurei prestar à sua atividade a favor dos mais carenciados, como era meu dever de bispo diocesano”, disse D. António Carrilho, ao ‘Jornal da Madeira’.

Para o bispo emérito do Funchal, esta homenagem da Cáritas Diocesana, que está a celebrar 40 anos de existência é, também, uma oportunidade para fazer memória de “alguns momentos marcantes, de maiores exigências e especiais necessidades”, do seu episcopado.

“Recordo que estava na diocese, havia três anos, quando fomos chamados a acudir a situações dramáticas e de muito sofrimento, que mobilizaram esforços e respostas pastorais adequadas, envolvendo fortemente a Cáritas diocesana e também muitos voluntários. E implicaram o relacionamento com as comunidades paroquiais e outras instituições de cariz social, públicas e privadas, católicas ou de outras confissões religiosas, numa missão de elevada exigência.”

“Por isso, não posso deixar de associar a este gesto de reconhecimento público todos aqueles que, por missão própria ou como voluntários, generosamente se empenharam na ação socio-caritativa da Igreja naqueles tempos. Esta homenagem é para todos!”, acrescentou D. António Carrilho.

O bispo emérito recordou que “as fortes chuvas que atingiram a Madeira em 2010 e os incêndios de 2016”, representaram “grandes desafios” para o seu episcopado “e de toda a pastoral na diocese”, através das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), das paróquias, das Conferências Vicentinas e da Cáritas “procuraram dar as respostas necessárias a cada caso concreto”.

“O papel da Cáritas, como a maior organização humanitária da Igreja católica, nunca se esgota. A sua missão é estar no terreno, seja em tempo de crise e apesar das crises. No nosso tempo, a sua tarefa solidária continua a ser fundamental, porque cada vez é mais necessária a atenção ao outro, aos carenciados de bens básicos, às famílias pobres, à pessoa em concreto, que sofre pela falta de condições para ter uma vida digna”, explicou o bispo emérito do Funchal, sobre uma presença que “é indispensável na sociedade, no mundo”.

Para a outra homenageada, a pastora da Igreja Luterana Alemã na Madeira, a Cáritas “é mais do que um nome para a instituição”, e a palavra por si “já indica o conteúdo cristão como pedra basilar das suas ações”.

“É o amor que se dedica ao próximo como reflexo do amor divino que nos inspira e fortifica para as nossas tarefas sociais e pessoais.”

“Tenho como pastora da Igreja Luterana Alemã na Madeira muitos contactos com pessoas residentes da língua Alemã e visitantes que gostam de fazer donativos”, assinalou Ilse Berardo, que já conhecia a Cáritas da sua terra natal “como instituição de confiança”, ao jornal da Diocese do Funchal.

O ‘Jornal da Madeira’ informa que a Cáritas Diocesana do Funchal homenageia duas figuras que, no entender da sua direção, “foram e são fundamentais para a instituição”, no âmbito do ‘Dia Nacional da Cáritas’, que se celebra no terceiro Domingo da Quaresma, este ano dia 12 de março.

A rede Cáritas Portuguesa está a celebrar a Semana nacional Cáritas 2023 (5 a 12 de março), com o mote o ‘Amor que transforma’.

A partir de segunda-feira, a Cáritas Diocesana do Funchal promove uma ‘Campanha de Recolha de Alimentos’, até 19 de março, na Ilha da Madeira e do Porto Santo.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top