Ecumenismo: Igrejas cristãs juntam-se para refletir sobre «guerra, pandemia e crise ecológica e de valores»

XII Encontro Cristão reúne participantes interessados em encontrar «percurso comum» para a «unidade e esperança»

Lisboa, 18 mai 2022 (Ecclesia) – O XII encontro cristão, organizado por cristãos de várias denominações religiosas, vai decorrer no dia 21 de maio, e quer propor o tema «A caminho» a partir do contexto que o mundo atravessa.

“No contexto atual, em que a guerra, a pandemia, a crise ecológica e de valores condicionam a vivência entre todos e ameaçam a construção sustentável do futuro, torna-se urgente reforçar a unidade, a esperança e a alegria, sentinelas da presença divina entre os povos”, assinala um comunicado da organização enviado hoje à Agência ECCLESIA.

“Tendo como proposta um percurso comum, várias igrejas põem-se «A Caminho» – tema que sustenta este Encontro –, para encontrarem em Jesus a resposta profunda às inquietações que nos interpelam em todas as dimensões da nossa humanidade. Nestes tempos tão desafiantes, este Encontro tem também como propósito orar pelos povos ucraniano e russo, pondo em evidência a generosidade e a amizade fraterna que estão na base do acolhimento do outro e do seu sofrimento, reforçando a paz como valor basilar na relação entre povos”, acrescenta.

O encontro marcado para o dia 21 de maio, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, agendado para as 20h15, terá como anfitrião o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e vai contar com a “participação por vídeo” do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Entre os participantes, representando várias comunidades cristãs, vão estar o presidente da Aliança Evangélica Portuguesa, António Calaim, o Bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista de Portugal, D. Pina Cabral, da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana e o padre Peter Stilwell, diretor do Departamento das Relações Ecuménicas e do Diálogo Inter-Religioso do Patriarcado de Lisboa, num “sinal claro do diálogo que tem sido reforçado ao longo desta caminhada”.

Durante a tarde, a partir das 15h30, está previsto uma atividade «Unidos a Caminho», em forma de «peddy-paper» e um fórum, «O Caminho da História», que apresentam como objetivo “promover a reflexão sobre o lugar da Fé no atual contexto mundial”.

O fórum vai contar com a participação do professor Luiz Filipe Thomaz, historiador da Igreja Ortodoxa, do professor João Luís Fontes, historiador da Igreja católica, e também com o padre Peter Stilwell, da Igreja católica, do pastor Jorge Humberto, das Assembleias de Deus, de Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional justiça e Paz e de Diogo valente, da Igreja presbiteriana.

A moderação do fórum vai estar a cargo da jornalista Sara Narciso, da Comunidade Evangélica e de Lígia Silveira, jornalista da Agência ECCLESIA, da Igreja católica.

A organização solicita que os participantes possam entregar “uma lata de salsichas” para doar, numa “contribuição para quem sofre diretamente com esta guerra”.

LS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top