Algarve: D. José Alves, bispo emérito de Évora, é o pregador da festa da «Mãe Soberana»

Nova edição «daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul do Tejo» apresenta várias novidades

Faro, 05 abr 2023 (Ecclesia) – A Paróquia de Loulé, na Diocese do Algarve, vai começar a celebrar as festas de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, este Domingo de Páscoa, que este ano têm como pregador o arcebispo emérito de Évora.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que, no domingo, dia 9 de abril, começa a Festa Pequena da Mãe Soberana com a procissão da descida da imagem de Nossa Senhora da Piedade, conduzida por oito homens vestidos de opas brancas, do seu santuário para a igreja de São Francisco, a partir das 17h00.

O arcebispo emérito de Évora, D. José Alves, foi convidado para ser o pregador da festa este ano, e a igreja de São Francisco vai acolher os momentos litúrgicos, e estará aberta à oração dos fiéis, de 10 a 19 de abril; neste último dia o pároco de Loulé, cónego Carlos de Aquino, apresenta a palestra ‘Culto e espiritualidade da Senhora da Piedade’, pelas 18h30.

Antes, no dia 12 de abril, vai ser apresentada a nova identidade gráfica da Mãe Soberana, pela designer de comunicação Andreia Pintassilgo, pelas 21h00, que, segundo a Câmara Municipal de Loulé, divulga o jornal diocesano, pretende “criar uma uniformização da imagem desta festividade que constitui, cada vez mais, um produto turístico e cultural de excelência num concelho que aposta assim no turismo religioso”.

Outra novidade da edição 2023 das festas de Senhora da Piedade é a procissão, dinamizada pelas instituições religiosas, civis e sociais, que vai levar a imagem da padroeira para a igreja matriz de Loulé, a partir das 21h00 do próximo dia 21, e que vai acolher a “Mãe Soberana” até regressar à sua ermida, a 23 de abril.

Esta igreja, que teve recentemente “profundos trabalhos de restauro”, um ex-líbris do património religioso louletano”, vai acolher uma Eucaristia dinamizada pelos jovens, e presidida por D. José Alves, no sábado, 22 de abril, às 21h00; depois, no Largo da Matriz, a habitual bênção ao Clube Hípico de Loulé, com os cavaleiros a homenagearem a Senhora da Piedade.

Foto: Folha do Domingo, Procissão da Mãe Soberana em 2019

As celebrações em honra de Nossa Senhora da Piedade terminam com o dia da “Festa Grande”, a 23 de abril, a partir das 10h00, com uma primeira Eucaristia, depois realiza-se a procissão para o Largo do Monumento Engenheiro Duarte Pacheco, onde, pelas 16h00, decorre uma Missa campal e a consagração a Nossa Senhora, antes da procissão de regresso da imagem ao seu santuário.

O jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, informa ainda que do programa festivo constam momentos culturais, como o concerto final dos dias antigos do Conservatório de Música de Loulé, pelas 18h30 de 15 de abril, e desportivos, com o Grande Prémio da Mãe Soberana, no dia 21, a partir das 15h00.

A Festa Grande de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, é considerada como a maior manifestação de fé a sul do Tejo e, simultaneamente, a mais significativa expressão de devoção mariana algarvia; as festividades remontam a 1553, data da edificação da capela que lhe é dedicada.

CB/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
plugins premium WordPress
Scroll to Top