Açores: Ouvidoria da Povoação celebra solenidade de Corpo de Deus com os símbolos da JMJ

Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora vão ser transportados por jovens e outras pessoas das seis paróquias, na procissão

Foto: Igreja Açores

Angra do Heroísmo, Açores, 09 jun 2022 (Açores) – A Ouvidoria da Povoação, na ilha de São Miguel, é onde a Solenidade do Corpo de Deus é “celebrada com maior entusiasmo” na Diocese de Angra, e este ano têm a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

“Após dois anos de pandemia em que as festas foram celebradas, mas não nos moldes habituais, penso que as pessoas anseiam pela festa para se poderem encontrar em clima festivo, em primeiro lugar. Julgo que a adesão e participação das pessoas será grande”, antecipa o pároco da matriz da Povoação, o padre João Ponte, informa o portal ‘Igreja Açores’.

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como ‘Corpo de Deus’, é considerada “a maior festividade religiosa” do município da Povoação, coincide com as festas do concelho açoriano, e é conhecida por toda a ilha de São Miguel e na diáspora.

Esta celebração, no próximo dia 16 de junho, feriado nacional, na Ouvidoria (conjunto de paróquias) da Povoação vai ser vivida com os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – que estão a peregrinar na Diocese de Angra.

As Festas do Corpo de Deus da Povoação realizam-se na Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus, na sede do concelho, e envolvem toda a ouvidoria, por isso, a Cruz e o ícone mariano vão ser transportados por jovens e por outras pessoas das seis paróquias, na procissão pelas ruas que vão estar adornadas com tapetes de flores.

“Os tapetes, alusivos ao Mistério de Cristo, são um meio de evangelização, através da arte. É importante destacar que estas festas são um voto da câmara municipal e que são organizadas em conjunto com a Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus”, explicou o padre João Ponte.

Foto Município da Povoação

A Povoação vai acolher os símbolos da JMJ no dia 15, pelas 19h30 locais (mais uma hora em Lisboa), no Largo do Município, segue em procissão para a igreja matriz onde é celebrada a Missa de abertura das Festividades do Corpo de Deus.

No dia seguinte, 16 de junho, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, do programa destaca-se a Missa, com a celebração da Primeira comunhão das crianças da Catequese, às 12h00; A Eucaristia solene vai ser presidida pelo administrador diocesano de Angra, o cónego Helder Fonseca, às 17h00, segue-se à procissão do Santíssimo Sacramento, onde vai fazer o sermão na varanda da câmara municipal, e depois a bênção.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora estão a percorrer as dioceses de Portugal até julho de 2023; Atualmente, até ao dia 29 deste mês peregrinam na Diocese de Angra.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que a Solenidade do Corpo de Deus no arquipélago “é vivido em muitas paróquias” e nas Ouvidorias de Ponta Delgada e de Angra apelam ao envolvimento de todos numa única celebração: Em Ponta Delgada a festa concentra-se na Igreja Matriz – Missa às 18h00 e procissão -; E em Angra, as celebrações começam à mesma hora na catedral diocesana.

O Corpo de Deus, feriado nacional em Portugal, é uma celebração com raízes medievais; desde o século XII, muitas localidades assinalam uma solenidade que evoca o “triunfo do amor de Cristo pelo Santíssimo Sacramento da Eucaristia”.

A solenidade litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

CB/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Scroll to Top